Intel lança o Core i9-11900K: Até 50% de melhoria no desempenho com memória DDR4-3200

A convenção de tecnologia, a CES 2021, terá um forte foco em hardware móvel e a Intel foi a primeira a atacar com um teaser do Rocket Lake-S, sua CPU de desktop Core da 11ª geração, e o próximo hardware tanto no desktop quanto no laptop. 

Intel lança o Core i9-11900K: Até 50% de melhoria no desempenho com memória DDR4-3200
Foto: (reprodução/Intel)

Uma nova arquitetura do Core está sendo usada, e espera-se que seja um backport da arquitetura Sunny Cove da Intel até 14nm. O Rocket Lake-S traz até 19% de melhoria IPC, de acordo com a Intel. Haverá também um novo núcleo gráfico integrado, com um desempenho melhor em até 50%.

Core i9-11900K e Rocket Lake-S

A Intel confirmou a configuração do núcleo e a velocidade do relógio para o 11900K. São 8 núcleos e 16 fios – uma queda de 10 núcleos – mas a velocidade do relógio permanece alta em até 5,3 GHz de núcleo único e 4,8 GHz de todos os núcleos turbo. 

Leia mais: Geração do futuro: AMD patenteia projeto de GPU diferente da Intel e Nvidia

No entanto, nos faltam algumas especificações. Não sabemos o gasto de energia este tipo de chip terá, especialmente nestas frequências. Geralmente, quando as empresas produzem uma nova arquitetura que cria um núcleo de CPU maior, elas combatem o aumento das necessidades de energia. Em muitos casos, isto pode ser ainda mais eficiente

Podem haver duas explicações para o motivo pelo qual o 11900K está se destacando em 8 núcleos ao invés de 10 núcleos. Uma é que os requisitos de potência seriam simplesmente muito altos se fossem com 10 núcleos a até 4,8 GHz de todos os núcleos. A outra é que o projeto do núcleo maior teria ocupado muito espaço de molde com um layout de 10 núcleos. 

Intel no desempenho dos jogos

O que está claro sobre o Core i9-11900K é que a Intel está basicamente desistindo de competir no nível mais alto do mercado de produtividade, pelo menos para cargas de trabalho com vários núcleos. O forte foco e as mensagens em torno do Rocket Lake é o dos jogos. 

Intel lança o Core i9-11900K: Até 50% de melhoria no desempenho com memória DDR4-3200
Foto: (reprodução/Intel)

Na verdade, a Intel até tinha alguns números de desempenho próprios para mostrar, onde o 11900K era entre 2 e 8% mais rápido que o Ryzen 9 5900X a 1080p jogos com configurações de alta a ultra. De acordo com o apêndice, este teste foi feito com uma GeForce RTX 3080 da Nvidia e 32GB de memória DDR4-3200 em uma configuração de 4x8GB.

Leia também: Nvidia planeja volta de Fortnite ao iOS através de cloud gaming

Embora seja bom obter números de desempenho e uma prévia do que esperar, não há nada particularmente chocante aqui. O 10900K da Intel está aproximadamente no mesmo nível dos processadores Ryzen 5000 da AMD em jogos, portanto, uma atualização da arquitetura do Core a aproximadamente as mesmas frequências deve ver a Intel assumir a liderança novamente para o desempenho geral dos jogos.

O desempenho da produtividade e o consumo de energia também devem entrar em jogo, mesmo para os jogadores, por isso os consumidores – principalmente os gamers – estão muito interessados em ver qual a direção que a Intel toma com esta linha de produtos.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Spot, Intel