Segundo pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, referente à mensageria móvel, o WhatsApp se mantém no topo dos aplicativos de comunicação e SMS perde popularidade.
A mais nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box referente à mensageria móvel, do mês de agosto, com o oferecimento da Plataforma Global de Comunicação Infobip, revelou um aumento na utilização de aplicativos de rede sociais entre os brasileiros.
Entre os aplicativos mais usados estão Facebook Messenger, Instagram e Telegram. Os usuários usam esses aplicativos como plataforma formal e informal de comunicação com amigos e empresas.
O aplicativo WhatsApp segue na liderança como aplicativo mais usado para comunicação. Os números da pesquisa estão presentes na mais nova edição da pesquisa, a de agosto de 2019.
Os números percentuais
O número de usuários do serviço Facebook Messenger cresceu 10 pontos percentuais no último semestre, subindo de 69% para 79%. Para o Instagram, os números cresceram de 65% para 72%.
O app Telegram teve notoriedade por seu crescimento acentuado de 13% para 19% , número que representa alta significativa, por ser o app rival do WhatsApp, e por conta dos escândalos de vazamento de mensagens no aplicativo envolvendo autoridades da Operação Lava Jato.
Entenda melhor o que diz pesquisa
“O crescimento da base de usuários dos três aplicativos chama a atenção, porque o Facebook Messenger vinha perdendo participação no Brasil, enquanto o Telegram estava estagnado em torno de 13% – esta é a primeira vez que ganhou participação acima da margem de erro da pesquisa. Apenas o Instagram reiterou a sua tendência de alta percebida nas edições anteriores do relatório”, afirma o editor do Mobile Time e coordenador da pesquisa, Fernando Paiva.
“Não sabemos o real motivo deste salto. Talvez, por curiosidade dos usuários em conhecer o aplicativo que contribuiu para sacudir a política nacional nos últimos meses“, pontua o editor e coordenador.
WhatsApp é o canal de comunicação mais popular
Ainda segundo Fernando Paiva, o crescimento na popularidade dos aplicativos do Facebook Messenger, Instagram e Telegram não não tem a ver com queda de popularidade ou insatisfação com o WhatsApp.
“Este continua sendo o canal de mensageria mais popular do País, presente em 98% dos smartphones e com 98% dos seus usuários declarando que o abrem todo dia ou quase todo dia. Na verdade, o WhatsApp, em seis meses, até aumentou em um ponto percentual a sua penetração, variação que está dentro da margem de erro”, aponta ele.
“O que se percebe com os dados coletados desta vez, portanto, é que o brasileiro se mantém fiel ao WhatsApp, mas ampliou a diversidade dos canais que utiliza para mensageria móvel, aprofundando ainda mais o seu comportamento de hiperssocialização virtual”, destacou.
Estagnação no serviço de SMS
Outra informação revelada pela pesquisa é que mensagens trocadas por SMS perdem cada vez mais espaço. Entre todos os meios de comunicação monitorados pela equipe, o único a diminuir a quantidade de usuários foi o SMS.
Essa queda representa tanto o envio quanto o recebimento de mensagens, fato que deve servir para alertar as operadoras sobre a estagnação dos serviços.