Hackers invadem sistemas e Mattel tem operações comprometidas

ANÚNCIO

A Mattel revela que foi atingida com ataque de ransomware.

Hackers invadem sistemas da Mattel e operações são comprometidas
Foto: (reprodução/internet)

O incidente ocorreu em julho.

ANÚNCIO

No mundo digital de hoje, os ataques de ransomware (que pedem um resgate pelos dados roubados) são algo que a maioria das empresas, de grandes corporações a pequenas organizações tem que lidar diariamente.

A última empresa a revelar que sofreu um ataque desse tipo foi a fabricante de brinquedos Mattel, que disse que um ataque ocorreu em julho deste ano, mas não resultou em perda de dados ou impacto financeiro significativo.

Com uma posição atrás da Lego como a segunda maior fabricante de brinquedos do mundo, a Mattel trouxe US$ 5,7 bilhões em receita no ano passado, tornando-a um alvo para os hackers.

ANÚNCIO

O ransomware da Mattel

A empresa revelou o incidente de 28 de julho em um formulário trimestral de 10-Q arquivado na Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

A Mattel escreveu que o ataque foi parcialmente bem-sucedido e resultou em alguns sistemas criptografados, impactando temporariamente as funções comerciais.

“Rapidamente após a detecção do ataque, a Mattel começou a promulgar seus protocolos de resposta e a tomar uma série de medidas para deter o ataque e restaurar os sistemas impactados.”

A Mattel acredita ter contido o ataque e, embora algumas funções comerciais tenham sido temporariamente afetadas, a Mattel foi capaz de restaurar suas operações críticas”, declarou a empresa.

Dados seguros, empresa em alerta

Após uma investigação legal do ataque, a Mattel concluiu que os perpetradores não roubaram “quaisquer dados comerciais sensíveis ou dados de clientes de varejo, fornecedores, consumidores ou funcionários”.

Leia mais: Hackers iranianos tentam roubar informações de conferência de segurança, diz Microsoft

A Mattel não revela que tipo de malware infectou sua rede. De acordo com uma fonte do site Bleeping Computer, o popular malware TrickBot foi o culpado, que é usado para entregar o Ryuk ou o Conti ransomware.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fonte: Tech Spot, Bleeping Computer

ANÚNCIO