Google testaSmart Displays que se ativam por proximidade do usuário

ANÚNCIO

A proximidade vai ser a função substituta do famoso  “Ei, Google”.

Google testaSmart Displays que se ativam por proximidade do usuário

Um novo recurso sendo testado internamente no Google poderia remover a necessidade de dizer “Hey Google” antes de emitir comandos para as telas inteligentes ou smart displays do Nest Hub, de acordo com relatos do Android Central

ANÚNCIO

Em vez disso, o recurso chamado ” Blue Steel” poderia permitir que o dispositivo simplesmente sentisse sua presença, e ouvisse proativamente os comandos sem precisar primeiro ouvir a palavra de alerta.

A funcionalidade foi mostrada em um vídeo postado no YouTube por Jan Boromeusz, que observa que o site Android Central já tinha divulgado os recursos como o novo modo escuro do Nest Hub antes de seu anúncio oficial. 

No vídeo, Boromeusz pode ser visto pedindo uma variedade de informações, tudo isso sem pronunciar uma única vez as palavras “Hey Google”. 

ANÚNCIO

Os planos do Google para os smart displays

Sua tela inteligente do Nest Hub Max está rodando firmware interno vazado destinado a testes dentro do Google, e não está claro se a empresa tem algum plano de liberar a funcionalidade publicamente.

A especulação é que o Nest Hub Max está usando sua detecção de ultra-som existente para sentir a presença de uma pessoa e começar a ouvir. No momento, o visor inteligente usa isso para simplesmente ajustar as informações que mostra. No entanto, no futuro, esta mesma tecnologia poderá permitir que ele escute os comandos de voz quando souber que você está por perto. 

Outros recursos do Google

O site Ars Technica especula que também poderia usar o recurso Face Match de sua câmera para ter uma ideia melhor de quem está falando. Boromeusz mostra uma opção para ligar e desligar o Blue Steel no menu de configurações do display inteligente.

Leia mais: Google Assistant Driving Mode: a nova ferramenta para motoristas do Android

Se divulgado ao público, o Blue Steel poderia levantar problemas de privacidade. Um elemento chave dos atuais alto-flantes e visores inteligentes é que eles só prestam atenção ao que você está dizendo depois que ouvem a palavra de despertar. 

Confiar apenas na detecção de proximidade aumenta o risco dos dispositivos ouvirem algo que não devem, às custas de sua privacidade.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: The Verge, Android Central, Ars Technica

ANÚNCIO