Google Podcasts limita acesso com conteúdos pagos

Google Podcasts agora suporta feeds RSS privados para que o usuário possa ouvir os programas que paga para acessar.

Google Podcasts limita acesso com conteúdos pagos
Foto: (reprodução/internet)

O Google Podcasts está finalmente obtendo um recurso que já é padrão na maioria dos aplicativos de streaming: o feed RSS, ou Really Simple Syndication.

O chefe de produto do Google Podcasts, Zack Reneau-Wedeen, divulgou no Twitter e citou algumas redes que dependem de feeds privados, como o Patreon, Slate, Red Circle, e Supercast.

Para acessar o recurso, o usuário deve tocar na aba de atividade no canto inferior direito e deslizar para a aba Assinaturas, depois toque no símbolo mais. Depois desse processo, vai ser solicitado a adicionar o feed RSS.

Feed RSS, o recurso indispensável do streaming

Este é um recurso padrão que contribui para o negócio de podcasts em ascenção, em benefício dos criadores e seu conteúdo. No Patreon, por exemplo, os membros pagam para um feed para assinantes. Para acessar o conteúdo, o criado envia um feed RSS privado que eles podem inserir em seu aplicativo de preferência.

Leia mais: ‘Your Episodes’, a ferramenta de criação de playlist de podcast integrada do Spotify

É um recurso útil para apoiar tanto os criadores quanto os ouvintes, então não é de uma surpresa que o Google incorporasse esse recurso.

Ainda assim, nem todo aplicativo suporta o recurso, incluindo, principalmente, o Spotify. Mas se o Google Podcasts, e mesmo Spotify, quer se tornar a plataforma onde os usuários consomem a maioria dos conteúdos, essas plataformas de streaming têm que suportar feeds RSS privados, pelo menos por enquanto.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: The Verge, Google