Google pode permitir novos emojis em Androids desatualizados

Hoje em dia, os emoji são essencialmente uma parte da linguagem normal. É por isso que é frustrante que, como está hoje, o Android requer uma atualização completa do sistema para adicionar novos emoji, deixando alguns dispositivos desatualizados. No entanto, isso pode mudar.

Google pode permitir novos emojis em Androids sem atualização
Foto: (reprodução/internet)

Como foi observado pelo site XDA, alguns commits do AOSP (Android Open Source Project), dão dica de que o Google está se preparando para permitir que emojis sejam adicionados ao Android sem a necessidade de uma atualização completa do sistema.

Atualmente, os arquivos de fontes usados para processar emojis são mantidos dentro dos arquivos de sistema do Android, uma porção de cada dispositivo que é somente leitura. Tecnicamente, o usuário pode contornar isso com um dispositivo enraizado (rooted device), mas para a grande maioria das pessoas isso não vale a pena.

Emojis no sistema Android

Os arquivos de fontes atualizados serão armazenados em /dados/fontes/arquivos e todos os aplicativos irão lê-los para desenhar texto. Assim, os /dados/fonts/arquivos precisam ser legíveis pelos aplicativos e só podem ser escritos pelo system_server (e init).

Aparentemente, o Google estará permitindo que o “system_server” modifique os arquivos de fonte que abre a capacidade de modificar emoji sem exigir uma atualização completa do sistema. Neste momento, ainda não está claro o quão flexível.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: 9to5 Google, XDA, Android Review