Google não atualiza apps no iOS para evitar fornecer detalhes de privacidade

A Apple lançou oficialmente suas novas etiquetas de privacidade de aplicativos na App Store no mês passado, exigindo que os desenvolvedores forneçam informações detalhadas de privacidade sobre quais dados são coletados dos usuários. Curiosamente, a Fast Company descobriu que o Google não atualizou nenhum de seus aplicativos iOS desde que as políticas de privacidade se tornaram obrigatórias.

Google não atualiza apps no iOS para evitar fornecer detalhes de privacidade
Foto: (reprodução/internet)

A Apple começou a exigir que os desenvolvedores enviassem suas novas informações de privacidade para a App Store a fim de atualizar seus aplicativos em 8 de dezembro.

As próprias etiquetas de privacidade do aplicativo tornaram-se visíveis para os usuários em 14 de dezembro do ano passado, coincidindo com o lançamento do iOS 14.3.

O que isto significa é que, para liberar uma atualização para seus aplicativos, os desenvolvedores também têm que fornecer estas informações de privacidade. A única maneira de contornar o fornecimento dos detalhes de privacidade é não atualizar uma aplicação, e essa parece ser exatamente a estratégia adotada pelo Google.

Google contra as políticas da Apple

O relatório da Fast Company observa que a última vez que o Google atualizou qualquer uma de suas aplicações iOS foi em 7 de dezembro, um dia antes de a Apple ter requisitado que os desenvolvedores fornecessem detalhes de privacidade para seus aplicativos. Isto significa que quando o usuário visita uma aplicação do Google na App Store, simplesmente vê uma mensagem que diz “Sem detalhes fornecidos”.

Leia mais: Google e Qualcomm trabalham para facilitar atualização do Android

Ao mesmo tempo, o Google tem lançado atualizações para seus aplicativos no Android desde 7 de dezembro, incluindo várias atualizações para os mesmos aplicativos em alguns casos.

Ao receber todas as atualizações de seus aplicativos existentes em 7 de dezembro ou antes, o Google conseguiu evitar preencher uma etiqueta de privacidade para qualquer um de seus aplicativos até o momento.

Etiquetas da privacidade da App Store

A partir deste momento, você verá a etiqueta de privacidade de cada aplicativo do Google ainda com a frase “Sem detalhes fornecidos”. O desenvolvedor será obrigado a fornecer detalhes de privacidade quando enviar sua próxima atualização de aplicativo”.

Leia também: Apple aplica novas regras de privacidade de dados aos aplicativos da App Store

O que é importante lembrar, no entanto, é que o Google terá que atualizar suas aplicações iOS em algum momento. Espera-se que esta decisão atual nas atualizações seja devido ao Google ajustar suas práticas de privacidade para evitar a má publicidade em seus aplicativos, levantando questões entre os usuários.

Uma variedade de empresas tem enfrentado críticas por seus rótulos de privacidade de aplicativos até agora. Por exemplo, as novas etiquetas de privacidade aumentaram a conscientização entre os diferentes aplicativos de mensagens.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: 9to5 Google, Fast Company