Google introduz software que identifica músicas a partir de assobios ou palavras

ANÚNCIO

O Google adicionou um novo recurso que permite descobrir qual música está presa em sua cabeça por meio de sons, assobios ou palavras – uma versão muito mais útil do tipo de recurso de áudio que ele e concorrentes como o Shazam da Apple já ofereceram anteriormente. 

Google introduz software que identifica músicas a partir de assobios ou palavras
Foto: (reprodução/internet)

A partir de hoje (16), os usuários poderão abrir ou a última versão do aplicativo móvel Google, ou o widget Google, e então tocar no ícone do microfone, e pedir verbalmente para procurar uma música ou pressionar o botão “Search a song” e começar a usar..

ANÚNCIO

O recurso deve estar disponível para qualquer pessoa que utilize o Google em inglês no iOS, ou em mais de 20 idiomas já no Android, e a empresa diz que, no futuro, esse grupo de usuários crescerá para mais idiomas em ambas as plataformas. 

Sem surpresas, ele é alimentado nos bastidores por algoritmos de aprendizagem de máquina desenvolvidos pela empresa.

Search a song do Google

O Google diz que sua tecnologia de correspondência não exigirá que o usuário seja uma estrela da Broadway ou mesmo um membro do coral – ela tem habilidades incorporadas para acomodar vários graus de sensibilidade musical, e fornecerá uma pontuação de confiança como uma porcentagem ao lado de uma série de possíveis correspondências.

ANÚNCIO

 Ao clicar em qualquer partida, o usuário receberá mais informações sobre o artista e a faixa, assim como vídeos  e links que lhe permitirão ouvir a música completa no aplicativo de música de sua escolha.

O Google explica em um post em seu blog anunciando o recurso que é capaz de fazer isso porque basicamente ignora a qualidade da sua voz, qualquer instrumento que a acompanhe, tom e outros detalhes. 

O algoritmo está basicamente definindo a música em sua essência, e chegando a um padrão numérico que a representa, ou o que o Google chama de sua “impressão digital”.

Mesma ideia, plataformas diferentes

Esta é uma evolução de como funciona a tecnologia de reconhecimento de música existente no Google, que está presente no recurso passivo “Now Playing” que está disponível em seus smartphones Pixel

Leia mais: ‘Search On’ 2020 : Novas ferramentas para usuários do Google

Esse recurso vai escutar passivamente em segundo plano a música, e fornecer uma correspondência quando encontrar uma em seu banco de dados offline. 

Essa mesma tecnologia está em ação no recurso SoundSearch que o Google introduziu em seu aplicativo.

O Google não é o primeiro a fazer isto – o Midomi do SoundHound oferece correspondência musical por meio de canto ou do zumbido. Mas o Google é obviamente muito mais amplamente utilizado, portanto será interessante ver se ele pode alcançar melhores índices de sucesso e uso geral.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Crunch, Google Blog

ANÚNCIO