Google implementa criptografia de ponta a ponta no Android Messages beta

ANÚNCIO

O Google está implementando a criptografia de ponta a ponta para RCS no Android Messages beta. O Chat é a próxima grande correção do Google no Android.

Google implementa criptografia de ponta a ponta no Android Messages beta
Foto: (reprodução/internet)

Após dois longos e complicados anos, cada usuário Android agora tem acesso ao padrão de SMS de próxima geração que está substituindo o SMS.

ANÚNCIO

O Google está oferecendo diretamente serviços de chat RCS (Rich Communication Services) através de seu aplicativo Android Messages a qualquer um que o instale e o use como seu aplicativo de mensagens de texto padrão.

O Google anunciou que finalmente está começando a ativar um recurso chave de privacidade: criptografia de ponta a ponta.

Para usuários Android que usam o Android Messages, as conversas eventualmente serão encriptadas de ponta a ponta por padrão, o que significa que nem as operadoras nem o Google serão capazes de ler o conteúdo dessas mensagens.

ANÚNCIO

A criptografia e a privacidade

Ativar a criptografia para RCS é um grande negócio. É uma grande conquista para a privacidade, pois pode significar que a substituição de fato por SMS será, por padrão, privada na plataforma utilizada pela grande maioria das pessoas no mundo inteiro.

Quanto às pessoas que usam o iPhone, não se sabe se a Apple pretende adotar o padrão RCS.

Leia também: Google e Apple: Nova versão do Gmail e Chrome com suportes para iOS 14

Hoje (19), a empresa anunciou que o processo está completo e a RCS está disponível através do Android Messages em todos os lugares onde o Google oferece seus serviços. Em certas regiões e com certas operadoras, o Google continuará a permitir que essas operadoras executem seus serviços RCS, se assim o desejarem.

Quando uma conversa é criptografada, um pequeno ícone de cadeado aparecerá em vários lugares na janela de bate-papo.

Segurança de dados no mundo todo

A disponibilidade mundial é um marco importante, mas, o fato de que o Google está desenvolvendo em cima do RCS para eventualmente tornar as mensagens do Android criptografadas por padrão, é a notícia muito maior.

Como mencionado, ele será lançado em versão beta este mês, e o Google não tem uma linha do tempo para quando as conversas criptografadas se tornarão o aplicativo principal.

Leia mais: Google anuncia ‘novo aplicativo Google Pay’ para Android e iOS

A criptografia de ponta a ponta só funcionará em chats individuais quando ambos os usuários estiverem usando o Android Messages e tiverem recebido a atualização. A habilitação da criptografia de ponta a ponta em chats de grupo é um problema muito mais complicado, portanto o Google não se comprometerá em estender o recurso.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fonte: The Verge, Google

ANÚNCIO