Google atrasa desligamento do Hangouts e dá mais tempo para transferência de dados

A decisão do Google Fi atrasa o desligamento clássico – que já era esperado desde 2020 – do Hangouts e facilita para usuários que querem transferir arquivos e dados para o Messages.

Google atrasa desligamento do Hangouts e dá mais tempo para transferência de dados
Foto: (reprodução/internet)

O Google disse aos assinantes do Google Fi (ainda indisponível no Brasil) no ano passado que o clássico Hangouts não mais suportaria o envio de mensagens de texto ou chamadas em janeiro de 2021. Uma semana antes do prazo, o Google adiou esse prazo para os assinantes do MVNO para março.

Os membros da Fi há muito tempo podem usar o Hangouts clássico para enviar SMS/MMS, fazer/receber chamadas e receber correio de voz. Dada a natureza multiplataforma do Hangouts, os usuários da Fi poderiam acessar seu número MVNO de qualquer dispositivo Android ou iOS, bem como a web através do site hangouts.google.com e até mesmo do Gmail.

A desativação do Hangouts

O Google anunciou em outubro que a Fi deixaria de trabalhar com o Hangouts antes da depreciação mais ampla do aplicativo clássico (para dar lugar ao Chat e ao Meet). 

Este desligamento foi planejado para 19 de janeiro, mas o documento de suporte “Saiba mais sobre o fim do suporte de Hangouts para Fi” foi atualizado desde então para “a partir de março de 2021”.

Leia mais: Atualização disponibiliza mais recursos no Google Maps e Podcasts para Android

Os assinantes são encorajados a usar o Google Messages. Quando este desligamento foi anunciado em outubro, a empresa introduziu uma grande atualização no Messages para web que replica os aspectos multi-dispositivo do clássico Hangouts.

Google Messages e Meet

Os usuários podem enviar mensagens de texto, fazer chamadas e verificar o correio de voz da Fi usando o Messages para web. Funciona sincronizando tudo para a Conta Google com a possibilidade de transferir o histórico de SMS/MMS existente para messages.google.com

Google atrasa desligamento do Hangouts e dá mais tempo para transferência de dados
Foto: (reprodução/internet)

O Google considera isto como uma “experiência semelhante à de Hangouts” e a solução recomendada. Entretanto, esta sincronização significa que os usuários perdem recursos de bate-papo RCS (Rich Communication Services), como a leitura de recibos.

Esta solução está focada principalmente em permitir que o usuário acesse o serviço MVNO em seu laptop/desktop.

O prazo de validade do Hangouts

Caso o usuário não mude para o Messages até esse prazo, a capacidade de transferir as conversas em Hangouts para o novo aplicativo desaparecerá, embora continue sendo uma opção. 

Leia também: Google Fotos lança filtros cinematográficos e update na função ‘Memórias’

O Google observa no documento de quinta (14) que “você só pode transferir seus dados SMS/MMS de Hangouts para Messages até 30 de setembro de 2021”.

Olhando para o desuso geral de Hangouts, 19 de janeiro foi a única data precisa que o Google forneceu no ano passado. O Hangouts clássico vai parar de funcionar para receber chamadas do Google Voice ainda este ano. No lado da empresa, o Hangouts vai ser totalmente substituído pelo Chat como parte de uma “atualização obrigatória” no final de 2021.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: 9to5Google, Google