Google pede ajuda aos usuários para desenvolver IA no Google Photos

ANÚNCIO

O Google quer que seus usuários ajudem a treinar sua IA etiquetando as imagens no Google Photos.

Google pede ajuda aos usuários para desenvolver IA no Google Photos
Foto: (reprodução/internet)

O desenvolvimento da IA

Os algoritmos de reconhecimento de imagem no Google Fotos o ajudam a pesquisar imagens.

ANÚNCIO

O Google atualizou seu aplicativo Google Fotos no Android com uma nova opção que permite aos usuários informar ao gigante da pesquisa sobre o conteúdo de suas imagens. Ao rotular essas imagens, o Google pode melhorar seus algoritmos de reconhecimento de objetos, o que, por sua vez, torna o Fotos mais útil.

É um ciclo de desenvolvimento de IA (inteligência artificial), implantado por gigantes tecnológicos como o Google, que tem milhões de dados e usuários.

Esta não é uma prática incomum. Os sistemas de aprendizado de máquinas não aprendem sozinhos, e a grande maioria destas aplicações precisa ser ensinada usando dados etiquetados por humanos.

ANÚNCIO

Um novo recurso opcional no Google Fotos

O recurso aparece na versão mais recente do Google Fotos. Basta tocar no botão de busca no menu do aplicativo, rolar para baixo, e o usuário verá uma opção para “Ajudar a melhorar o Google Photos”.

Como relatado pelo 9to5Google, clique sobre ele e o usuário será presenteado com quatro tarefas: descrever suas preferências de impressão de fotos; suas colagens ou animações preferidas; identificar quais fotos pertencem a quais eventos festivos (por exemplo, Natal ou Halloween); e identificar o conteúdo das fotos.

Como ajudar o Google

“Pode levar tempo para ver o impacto de suas contribuições em sua conta, mas sua contribuição ajudará a melhorar os recursos existentes e construir novos; por exemplo, sugestões melhoradas sobre quais fotos imprimir ou criações de maior qualidade que você gostaria de ter.

Leia também: PayPal em 2021: Criptografia, integração do app Honey e muito mais

O usuário pode apagar suas respostas a qualquer momento”. (Para isso, toque no menu de três pontos na parte superior direita da tela e aperte “Apagar minhas respostas”). No momento de escrever, parece que a atualização está disponível apenas no Android, não no iOS.

Uma prática familiar no desenvolvimento de IA

Embora isto pareça ser uma nova adição ao aplicativo Google Fotos, o software é muito mais antigo.

O processo é alimentado pelo “Crowdsource by Google“, uma plataforma de crowdsourcing (ou contribuição colaborativa) que a empresa lançou em 2016.

Leia mais: Aprendizado de máquina e IA: Intel compra startup para impulsionar crescimento

Ele joga a rotulagem de dados, permitindo aos usuários ganhar pontos e crachás completando tarefas como verificar pontos de referência, identificar trechos de texto (com uma revisão positiva ou negativa, por exemplo), transcrever notas, e outros trabalhos similares.

Para ser claro, porém: os usuários não recebem nenhuma recompensa real por seu trabalho além de elogios virtuais do Google.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: The Verge, 9to5 Google

ANÚNCIO