A Mozilla reivindica enormes melhorias de desempenho no Firefox 84 para os novos Macs Silicon da Apple, e confirma que não há mais suporte ao Adobe Flash no Firefox a partir de 26 de janeiro.
A Mozilla lançou o Firefox 84, a última atualização para 2020, que traz suporte nativo para os novos chips Silicon da Apple.
Firefox 84 no Mac M1 da Apple
A Mozilla diz que o Firefox 84 traz “melhorias drásticas de desempenho” em relação à construção não nativa que foi enviada com o Firefox 83 em novembro, uma semana após a Apple ter lançado seus primeiros Macs M1.
Os usuários com novos Macs M1 precisam sair do Firefox e reiniciar o Firefox após a atualização para rodar o navegador.
Assim como o suporte ao Firefox vem para o M1 – a primeira série Silicon da Apple – o Firefox 84 torna-se a última versão do navegador a suportar o Adobe Flash.
O fim do Adobe Flash
Ambos são um lembrete da influência que o co-fundador da Apple, Steve Jobs, teve e continua a exercer sobre software e hardware, nove anos após sua morte.
Jobs descreveu o Flash Player em 2010 como um software Adobe de sucesso, mas que era um produto “fechado criado durante a era do PC ” e não adequado para o então novo iPad, nem para nenhum de seus iPhones anteriores.
Leia mais: Microsoft Office recebe atualização para Mac M1 da Apple
Em vez disso, Jobs disse que o futuro da web era HTML5, JavaScript e CSS. No final deste ano, o Google Chrome, Microsoft Edge e o Safari também abandonaram o suporte ao Flash.
O novo Mozilla
Com o Firefox 84 WebRender, o motor de renderização 2D mais rápido baseado em GPU ou Unidade de Processamento Gráfico da Mozilla, a atualização está sendo lançada para Mac Big Sur, dispositivos Windows com GPUs Intel 6 e laptops Intel com Windows 7 e 8.
A Mozilla também promete enviar um pipeline de renderização acelerada para usuários Linux/GNOME/X11.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: ZDnet, Tech Republic, Mozilla