Descubra como funciona o congelamento de financiamento

A economia praticamente parou esses últimos meses, contudo, os boletos não acompanharam essa tendência e continuaram quebrando a quarentena indo para a casa das pessoas. Brincadeiras a parte, esse período acabou impactando negativamente a renda de muitos, no sentido de diminuir a receita, mas as despesas e financiamentos continuaram iguais.

O governo tomou algumas iniciativas para minimizar esse impacto econômico causado pela quarentena, como o auxílio emergencial, liberação do FGTS e não apenas o governo, mas até mesmo as instituições tiveram algumas ações para ajudar o cidadão, como o congelamento dos financiamentos, com juros bem reduzidos ou até mesmo sem nenhum juros.

Então, se você comprou um carro e/ou imóvel antes da quarentena, mas agora está tendo mais dificuldade de manter as parcelas em dia, há uma chance bem grande de conseguir fugir de um endividamento, congelando as parcelas por até dois meses e sem nenhuma taxa adicional.

Dá para congelar as parcelas do financiamento do imóvel? - Lilian ...
Fonte: reprodução/internet

Quer entender um pouco melhor sobre esse congelamento e como solicitar?

Como vai funcionar exatamente?

De forma bem resumida, caso o cliente solicite e consiga o congelamento, as duas parcelas que seriam pagas nos próximos meses, serão “transferidas” para depois do período do financiamento, sem nenhum acréscimo. Por exemplo, um financiamento que seria quitado em julho desse ano, com o congelamento, seria quitado apenas em setembro.

ANÚNCIO

Todos têm direito à esse benefício do congelamento?

Embora o congelamento tenha sido uma recomendação do Conselho Monetário Nacional (CMN), nem todos os bancos estão oferecendo esse benefício, assim como, mesmo nos bancos em que isso é possível, nem todas as pessoas vão conseguir usufruir disso.

Em geral, para ter acesso ao benefício, o cliente requerente precisa estar em dia com seus compromissos frente ao banco, assim como, não estar usando o saldo do FGTS para o pagamento das parcelas, contudo, há algumas exceções para esses requisitos.

Na Caixa Econômica Federal, mesmo clientes que já estejam com duas parcelas em atraso vão conseguir congelar o financiamento por mais 60 dias, e no Bradesco, isso vai ser possível com uma parcela em atraso, desde que não tenha completado a segunda parcela de atraso.

Como fazer para solicitar o congelamento sobre o financiamento?

Lembre-se, #ficaemcasa durante a quarentena! Então, mesmo para solicitar o congelamento, você não vai precisar ir à agência, todo o processo é feito através dos canais de atendimento remoto do banco.

Em cada um dos bancos que aderiram à essa decisão de congelar o financiamento, o processo é diferente e nós vamos mencionar alguns casos aqui.

Bradesco

Clientes Bradesco podem solicitar através do site da instituição ou ligar no telefone 0800 704 8383, a resposta para a solicitação deve sair em uns 2 ou 3 dias úteis, no máximo. E, se você é empreendedor e está tendo dificuldade para arcar com a folha de pagamento, o banco também tem alguns benefícios, vale a pena dar uma olhada.

Caixa

Já os clientes da Caixa Econômica Federal têm a vantagem de poder solicitar pelo Whatsapp, no número 0800 726-8068, contudo, não há uma previsão tão definida sobre o prazo da resposta. Para mais informações, pode ligar no telefone 0800 726-0101

Itaú

Para solicitar o congelamento no Itaú, o cliente (correntista) deve entrar em contato com a Central de atendimento do Itaú Veículos, pelos números

  • 4002-0234 para capitais e regiões metropolitanas; e
  • 0800 729-0234 para outras regiões.

Santander

Se o seu banco for o Santander, a solicitação deve ser feita pelo próprio site do banco, na página dos financiamentos. Para mais informações, ligue em um dos números:

  • 4004-3535 capitais e regiões metropolitanas; e
  • 0800 702-3535 demais regiões

BV Financeira

E na BV financeira a solicitação também deve ser feita pelo site da financeira. E, assim como na Caixa, não há nenhuma previsão do prazo de resposta para a solicitação. Se quiser mais informações, pode ligar em um dos números:

  • 3003-1616 se estiver em alguma capital ou região metropolitana e
  • 0800 701-8600 se estiver em outra região.

Losango

Clientes Losango podem optar realizar a solicitação enviando um e-mail do Fale Conosco pelo site da instituição, ou ligando em um dos seguintes telefones:

  • 4004-4252, para os grandes centros urbanos; e
  • 0800 721-4252 para as outras localidades.

Omni Financeira

Na Omni Financeira, a melhor forma de ficar a par da situação e de qual o processo para solicitar o congelamento é ligando na central de atendimento, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h pelos números:

  • 4004-3500 para as capitais e regiões metropolitanas; e
  • 0800 701-3500 para demais regiões.

Outros financiamentos

Não só financiamentos de carros, mas, até mesmo o FIES teve sua suspensão aprovada pelo senado. Contudo, nesse caso, será uma suspensão de dois meses para quem está utilizando e de quatro meses para quem está apenas amortizando a dívida.

Conclusão

Essas eram as instituições que haviam aderido ao plano de congelamento até o momento em que este artigo foi escrito (28 de maio de 2020), contudo, pode ser que seu banco tenha aderido depois, então, caso seu banco não esteja listado aqui, é bom dar uma ligada para o seu gerente e perguntar é possível fazer o congelamento.

ANÚNCIO