Coronavírus: aplicativo de rastreamento de contágios

À medida que os governos desenvolvem a tecnologia para smartphones com rastreamento de coronavírus, quem garante que seus aplicativos cumpram as promessas de privacidade?

Care19, the contact tracing app which the governors of North Dakota and South Dakota asked residents to download, has been found to breach its own privacy rules

Uma nova análise de um dos primeiros aplicativos de rastreamento de contágios nos EUA, Care19, descobriu que ele viola sua própria política de privacidade, compartilhando local e outros dados pessoais com uma empresa externa. A revisão foi publicada na quinta-feira pela fabricante de software de privacidade Jumbo.

A análise sugere que as autoridades estaduais e a Apple, ambas responsáveis pela verificação do aplicativo, antes de ele estar disponível em 7 de abril. Os americanos são especialmente cautelosos com os dados de localização e saúde, e violações da privacidade de qualquer grau dificultarão os esforços para usar smartphones, tanto para rastrear contágios quanto para fornecer notificações de exposição.

Os estados recorreram ao fabricante de aplicativos da Dakota do Norte ProudCrowd para fazer o Care19. A ProudCrowd não fez nenhuma cobrança por desenvolver o aplicativo e confirmou que os dados do aplicativo para iPhone vão para o Foursquare, um importante provedor de dados de localização para profissionais de marketing, mas afirma que não é usado para fins comerciais.

ANÚNCIO

A versão do Care19 para Android do Google usa Foursquare de uma maneira que obscurece os dados, disse ProudCrowd. Ainda assim, a ProudCrowd diz que planeja mudar a política de privacidade da Care19 e compartilhará menos dados no futuro.

Play Store

“Isso deveria ter sido verificado? Sim. Estamos acompanhando isso enquanto falamos ”, disse Vern Dosch, facilitador de rastreamento de contatos de Dakota do Norte. “Sabemos que as pessoas são muito sensíveis.” As autoridades de saúde de Dakota do Sul não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

A Apple disse que estava investigando o relatório e, se descobrir que um aplicativo está fora de conformidade, trabalha com o desenvolvedor para colocá-lo em conformidade.

O Foursquare “não usa os dados de maneira alguma e é prontamente descartado”, disse a porta-voz Jennifer Yu.

Aplicativo Completamente Gratuito

O aplicativo Care19 é aberto, com o objetivo principal de coletar dados de localização voluntariamente, o que difere de um novo conjunto de aplicativos que usam a tecnologia Bluetooth da Apple e do Google para fornecer alertas de exposição anônimos sem coletar dados de localização. O Care19 se autodenomina um “diário digital” para ajudar as pessoas a se lembrarem de onde estiveram nos últimos 14 dias, para que possam refazer seus passos e as pessoas com quem estiveram em contato, caso contraiam o coronavírus.

Se os usuários tiverem resultados positivos, o aplicativo permitirá que eles se voluntariem para compartilhar seus dados de localização com o departamento de saúde do estado para ajudar nos seus esforços para retardar a propagação do vírus.

 

Fonte: Independent

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

ANÚNCIO