Conheça 5 aplicativos para dar aula online

Em tempos de pandemia, muitos governos têm adotado a prática do isolamento e distanciamento social como estratégia para diminuir o avanço e o contágio de doenças. Por causa disso, é normal que a rotina de muitas pessoas seja alterada.

Entre essas pessoas, estão os alunos e professores. Considerando que a educação das crianças e jovens não pode parar, é necessário conseguir novas plataformas para possibilitar o ensino e aprendizagem, ainda que a distância.

Conheça 5 aplicativos para dar aula online
Foto: reprodução/ internet.

Nesse artigo, veremos cinco aplicativo que facilitam essa modalidade da educação. Além de permitirem a gravação de aula, contam com outros recursos propícios para a atividade dos professores e alunos. 

Google Classroom

Lançado em 2014, essa plataforma do Google busca facilitar o gerenciamento de conteúdos escolares, por simplificar a criação, distribuição e avaliação deles. Além de estar disponível para acessar no próprio computador, é possível também baixar o aplicativo na App Store e no Google Play.

Após conectar-se com uma conta google, é possível criar uma nova turma, que gerará um código. Apenas aqueles que tiverem acesso a esse código poderão entrar na sala e ter acesso aos documentos ali compartilhados. É possível também enviar atividades e definir uma data limite para entrega.

ANÚNCIO

Jitsi meet

Outra plataforma para ministrar aulas online é o Jitsi Meet, que também está disponível no formato de aplicativos para celulares que utilizam sistemas operacionais Android e iOS. É uma plataforma gratuita e rápida para realizar videoconferências sem o cadastro prévio do usuário, possibilitando a participação de até 50 pessoas.

Além do recurso de videochamada e chat, pelo aplicativo também é possível transmitir a apresentação diretamente para o YouTube. Caso você queira gravar a aula, isso também é possível, sendo necessário ter uma conta no DropBox, local onde a aula será armazenada depois de gravada.

Zoom

O Zoom é um programa de videoconferência disponível para uso tanto no computador quanto nos celulares, pelo forma de aplicativos nas lojas App Store e Google Play. Após baixar o aplicativo, é necessário realizar um cadastro, ou fazer a sincronização com contas do Facebook ou Google.

O uso é fácil e bem intuitivo, e permite chamadas de áudio, vídeo e mensagens, além da possibilidade do anfitrião compartilhar a tela para que todos os participantes tenham acesso ao conteúdo. Entretanto, o app tem algumas limitações na versão gratuita, que permitem até 100 pessoas em reuniões de até 40 minutos.

Google Hangouts

O Google Hangouts é uma outra plataforma para realizar videochamadas disponível para ser usada em todos os principais navegadores, como Chrome, Safari e Firefox, bem como em aplicativos disponíveis na App Store e Google Play. Por ser desenvolvido pela Google, a sincronização de contas e contatos é realizado diretamente com seu e-mail Gmail.

O recurso do bate papo em vídeo, bem como por mensagens de texto e áudio, pode ser usado de maneiras muito eficientes e por tempo indeterminado. Entretanto, cada ligação só permite a participação de até 10 participantes, uma opção viável no caso de aulas particulares ou de turmas com poucos alunos.

Um aplicativo similar ao Hangouts é o Skype, que pertence à Microsoft, outra empresa de tecnologia. A plataforma está disponível tanto para usar no computador, quanto em celulares Android e iOS.

ANÚNCIO