Competição de streaming deixa Netflix prejudicada com baixo número de assinantes

A Netflix divulgou na terça-feira (20) seus ganhos mais fracos de assinantes em quatro anos à medida que a competição de streaming aumentava, as restrições pandêmicas diminuíam e os esportes ao vivo retornavam à televisão.

Competição de streaming deixa Netflix prejudicada com baixo número de assinantes
Foto: (reprodução/internet)

A empresa adicionou 2,2 milhões de assinantes pagos globalmente durante o trimestre que terminou em 30 de setembro, não atingindo a meta da Wall Street de 3,4 milhões e sua própria previsão.

O lucro por ação também ficou abaixo das expectativas dos analistas em US$ 1,74. A previsão consensual foi de US$ 2,14, de acordo com os dados do IBES da Refinitiv.

As ações da Netflix, um dos maiores ganhadores este ano, quando as pessoas ficaram em casa em meio à pandemia, caíram quase 6%, para US$ 494 em negociações após o horário de trabalho, também na terça-feira (20).

“Os assinantes domésticos eram quase estáveis, o que destaca a saturação da Netflix nos Estados Unidos”, disse Ross Benes, analista da eMarketer. Com as adesões diminuindo, o crescimento da receita provavelmente virá de aumentos de preços, disse ele.

Serviços de streaming e pandemia

A empresa relatou um trimestre de sucesso no início da pandemia de coronavírus, adicionando 15,8 milhões de clientes pagantes de janeiro a março.

A Netflix tinha avisado aos investidores que uma súbita onda de novas adesões desapareceria na segunda metade do ano, à medida que as restrições da COVID-19 diminuíssem. A Netflix previa que no quarto trimestre traria 6 milhões de novos assinantes em todo o mundo, menos dos 6,51 milhões que os analistas esperavam.

O pioneiro do vídeo streaming está tentando conquistar novos clientes e se defender da concorrência à medida que os espectadores abraçam o entretenimento online. Durante o terceiro trimestre, a Netflix lançou “Emily in Paris“, “Enola Holmes” e “The Devil All the Time“.

A Netflix reconheceu que a concorrência estava aumentando à medida que os estúdios em Hollywood, desde Walt Disney até WarnerMedia, se reestruturaram para competir mais diretamente pelos assinantes de vídeo.

Leia também: Netflix para não assinantes: Netflix oferece para um país inteiro dois dias gratuitos da plataforma

“A competição pelo tempo e engajamento dos consumidores continua vibrante”, disse Netflix em uma carta aos acionistas.

Nos últimos meses, os principais esportes retomaram os jogos e os serviços de streaming emergentes, incluindo a HBO Max.

A Netflix disse que seus resultados refletiram o fato de ter visto um aumento tão grande de clientes no início do ano.

“Continuamos a ver as flutuações trimestrais nas adições líquidas pagas como não tão significativas no contexto de longo prazo do entretenimento na Internet, que acreditamos ser ainda precoce e deve nos proporcionar muitos anos de forte crescimento futuro à medida que continuamos a melhorar nosso serviço”, disse a empresa.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fonte: Reuters