Enquanto as notícias falsas e as fraudes são comuns hoje em dia, um hack do Google que pode ajudar os usuários a identificar o que é falso e o que é verdadeiro.
A conhecida busca inversa de imagem é uma forma de os usuários poderem descobrir se uma determinada imagem é arrancada ou mesmo retirada do contexto original.
Informações falsas detectadas
De acordo com um artigo da CNet, um memorando particular que tem se espalhado pela internet ainda esta semana afirma que um certo fornecedor vendeu bandeiras com imagens do logo Nazista na recente Million MAGA March, protestos em favor do até então presidente dos EUA, Donald Trump.
Isto, entretanto, não é de fato verdade. O vendedor foi visto em um conhecido mercado de pulgas da Pensilvânia, em setembro. Os organizadores do mercado também disseram ao homem que guardasse essas bandeiras.
Memes como este podem resultar em informações enganosas e falsas que poderiam ser digeridas de maneira diferente. Normalmente, uma determinada foto que fosse intencionalmente feita para um propósito diferente, seria dada um contexto diferente para enganar os telespectadores.
Pesquisa de imagem inversa no Google
Felizmente, há uma maneira de as pessoas poderem se proteger de falsas notícias. Isto pode ser feito localizando a fonte original da imagem dada através de um truque do Google chamado “busca de imagem inversa”.
A busca reversa de imagem não só é útil para detectar notícias falsas, mas também golpes em sites de encontros ou mesmo em sites imobiliários.
Leia mais: Facebook usa IA para classificar conteúdo e ter moderação mais rápida
O uso deste recurso pode ajudar os usuários a descobrir se uma certa pessoa publica notícias falsas, ou se alguém está tentando fingir ser dono ou alugar uma propriedade que não é realmente sua. Isto também pode ser muito útil nos negócios ao comprar produtos on-line com imagens que na verdade vêm de outras plataformas ou empresas.
Como usar a pesquisa de imagem invertida
Existem algumas opções diferentes que os usuários podem escolher para que possam usar a pesquisa de imagem inversa no Google. Antes disso, o usuário tem que abrir as imagens do Google no Safari, Firefox, Chrome ou outros navegadores da web.
1ª opção
Clique na imagem enquanto a segura e depois simplesmente arraste-a em direção ao campo de busca Google Imagens localizado em outra janela.
2ª opção
Faça uma captura de tela completa da imagem dada e arraste esse arquivo para o campo de busca conhecido. O arquivo também pode ser carregado através da barra de busca do Google Imagens, caso isso seja mais fácil.
3ª opção
Basta clicar com o botão direito do mouse na imagem e depois selecionar a “imagem aberta em outra janela”. Depois disso, copie a URL e depois cole diretamente na parte de pesquisa do Google Imagens.
Opção 4
Ao utilizar o Google Chrome, basta clicar com o botão direito do mouse na imagem e, em seguida, pressionar “procurar imagem no Google”.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Tech Times, CNet