Clientes de baixa renda ganham novo aplicativo da Caixa

Recentemente, a Caixa lançou um novo aplicativo para um seleto grupo de pessoas.  A partir de agora os clientes de baixa renda terão acesso a um novo aplicativo da instituição, o Caixa Tem, onde é possível, por exemplo, pagar contas.

Essa plataforma oferece serviços para pessoas que contam com benefícios de programas do governo. Ou seja, agora será possível acompanhar algumas novidades em um só lugar, sem demandar uma tecnologia tão avançada no celular do cidadão.

Ressalta-se que a criação dessa nova ferramenta se deu por conta da quantidade de brasileiros que usam os programas do governo. Isso porque, de acordo com o IBGE, mais de 19,5 milhões de cidadãos contam com a ajuda desses projetos.

caixa tem
Foto: (Reprodução/Caixa)

O que tem no novo aplicativo da Caixa

O aplicativo que foi lançado nos últimos dias, oferece a oportunidade para que pessoas de baixa renda, ou que recebem algum auxílio do governo, utilizem as seguintes funções: fazer transferências; pagamentos de contas; consultas sociais que têm relação com o Bolsa Família ou com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS.

Em uma nota publicada pela instituição financeira, é explicado que o aplicativo foi pensado de forma específica para as pessoas que têm menos condições financeiras. Sendo assim, mais simples que os aplicativos do mesmo gênero e não gastando tanto da franquia de dados móveis, sem demandar Wi-Fi.

“O aplicativo foi desenvolvido para possibilitar a inclusão financeira e ampliar o acesso aos serviços da Caixa por pessoas que têm celulares mais simples.”, publicou a Caixa em nota oficial. Assim, o aplicativo é uma alternativa fácil e leve para que quase qualquer pessoa consiga acessa-la.

Como acessar o aplicativo e quais são as funções

Usar o aplicativo é bastante fácil e prático, bastando, depois de baixar o aplicativo, fazer uso dele com o CPF e a senha usada para realizar transações. Para quem está familiarizado com o WhatsApp, que é usado no mundo todo, a vantagem é que o aplicativo Caixa Tem é visualmente parecido.

É permitida a transferência de recursos através do QR Code, além da leitura das conversas em voz alta e navegação por comando de voz.

Por enquanto, o aplicativo ainda está na versão Beta, ou seja, em uma versão de testes, sendo apenas disponibilizada para um limite de 10 mil clientes em sua versão Android.

O perfil do público

Para a criação novo aplicativo, foi considerada a questão do perfil do público. O próprio presidente da instituição, Pedro Guimarães, diz que o novo produto da instituição bancária, o Caixa Tem, surgiu com o objetivo de trazer maior acessibilidade para a população de baixa renda.

“Boa parte desses clientes utiliza serviços específicos da Caixa, como os de consulta e pagamento de benefícios sociais. O ‘Caixa Tem’ foi pensado para facilitar ainda mais o acesso a esses serviços, com operações mais simples e alinhadas às reais necessidades da população mais humilde”, diz o presidente.

Desta forma, é possível que a população de baixa renda tenha mais uma forma de realizar alguns dos serviços proporcionados pelo banco, sem ser muitas vezes necessário ir até a agência, o que evita a burocracia e acaba poupando o tempo.