Cientistas descobriram exoplaneta ‘habitável’ como a Terra

Poluição, coronavírus, problemas do governo, tumultos, superpopulação, etc., a Terra tem muita coisa em jogo.

Se você pensou em mudar planetas e achou a ideia ridícula, não é mais. Na quinta-feira, 4 de junho, os cientistas encontraram um exoplaneta com qualidades semelhantes à da Terra. Tem um sol, mas quase duas vezes maior que o nosso planeta.

Earth 2.0?: Scientists Found Exoplanet That's 'Habitable' Like Earth So You Can Transfer Someday

O astrofísico René Heller, do Instituto Max Planck de Pesquisa de Sistemas Solares, na Alemanha, quer saber se existem planetas por aí com as mesmas qualidades da Terra. Para identificar isso, ele e sua equipe investigaram os planetas ao redor do Kepler-160.

Kepler-160 é um planeta Super-Terra que orbita uma estrela do tipo G. Está a 3.000 anos-luz de distância da Terra. Embora esteja longe, os cientistas acreditam que esta Super-Terra possui outro exoplaneta que quase copia as qualidades que estavam agora no planeta.

ANÚNCIO

A equipe publicou um estudo na quinta-feira, 4 de junho, em que afirma que um exoplaneta encontrado ao longo do Kepler-160 pode dar um novo habitat para os seres humanos no planeta.

Cientistas descobrem 'cópia' do Sol e da Terra a 30 mil anos-luz daqui

Este exoplaneta foi descrito como KOI-456.04. Segundo o relatório, este exoplaneta é “mais do que apenas outro mundo potencialmente habitável“, eles também acreditavam que a luz proveniente de sua estrela “é muito parecida com a luz do dia vista em nosso planeta“. O KOI-456.04 também compartilha o mesmo período orbital com a Terra.

Ao contrário da Terra, porém, o exoplaneta tem um tamanho maior. Os cientistas disseram que “o KOI-456.01 é relativamente grande comparado a muitos outros planetas considerados potencialmente habitáveis. Mas é a combinação desse tamanho menos que o dobro do tamanho do planeta Terra e sua estrela hospedeira do tipo solar que o torna tão especial e familiar.

Como o KOI-456.04 já assegura a necessidade humana da luz solar, outra coisa que ele copia da Terra tem uma possível água líquida em sua superfície. Isso significa que se você for transferir da Terra para o KOI-456.04, viver não será um problema para os seres humanos.

Infelizmente, isso não é tão fácil quanto você pensa.

Earth 2.0?: Scientists Found Exoplanet That's 'Habitable' Like Earth So You Can Transfer Someday

Sim, os cientistas descobriram características muito semelhantes do KOI-456.04 ao nosso planeta. No entanto, isso não significa que os seres humanos possam apenas disparar um foguete para este exoplaneta e viver lá para sempre.

Heller discutiu que o Kepler-160 onde o KOI-456.04 estava localizado está muito longe para ser visitado por humanos. Além disso, os cientistas também disseram que ainda não tinham 100% de certeza de que esse exoplaneta possa ser cientificamente chamado de planeta.

No momento, não é possível descartar completamente que o KOI-456.04 é de fato um acaso estatístico ou um erro sistemático de medição em vez de um planeta genuíno“, disse o instituto, embora a equipe calcule que há 85% de chance de ser realmente um planeta.

Ainda assim, é bom ter uma opção, certo?

 

Fonte: TimesTech

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

ANÚNCIO