Carteira de Trabalho Digital – Aprenda como solicitar

Atualmente diversas funcionalidades de instituições do governo estão migrando para o meio virtual. Antes, as funcionalidades das próprias agências estavam sendo autorizadas para os sites, mas agora até alguns documentos já estão sendo realocados para os aplicativos de celulares.

Um exemplo dessas mudanças é a Carteira de Trabalho Digital que, desde setembro de 2019, tornou-se obrigatória a emissão em sua forma digital. Ou seja, agora o documento não será mais emitido em sua versão física, apenas para alguns casos raros. 

No entanto, quem já possui a carteira de trabalho física não é obrigado a aderir à carteira digital. Apesar disto, neste artigo terão alguns pontos importantes a respeito do aplicativo que pode ser útil no dia a dia do trabalhador.

Carteira de Trabalho Digital - Aprenda como solicitar
fonte: reprodução/internet

Para conhecer os benefícios de ter a Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) e aprender a como solicitá-la, continue lendo este artigo, pois iremos mostrar um passo a passo de como fazer isso. 

A obrigação da Carteira Digital

A substituição da carteira de trabalho física pela digital foi resultado da reforma trabalhista, aprovada em 2019, durante o governo Bolsonaro. Essa mudança tem como objetivo aplicar a lei da liberdade econômica, visando a desburocratização do serviço público.

Então, obrigatoriamente, e aos poucos, as unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) deixarão de emiti-las. Consequentemente os empregadores também deixarão de pedir a carteira de trabalho física ao contratar um novo colaborador.

Isso pode acabar sendo uma desvantagem para quem não possuir a versão digital, já que, para o empregador visualizar a carteira digital será necessário apenas que ele informe o CPF do candidato ao RH da empresa.

Benefícios da CTPS Digital

A criação da Carteira de Trabalho Digital trouxe diversas facilidades tanto para o empregado quanto para os empregadores. Para as empresas pode facilitar e evitar diversos fraudes, já para o empregado há os benefícios citados abaixo:

  • Desburocratização do serviço público;
  • Acesso à informação trabalhista por meio da integração de diversos bancos de dados do governo federal;
  • Redução do tempo médio de atendimento;
  • Agilidade no acesso às informações trabalhistas, pois se encontram em um único local;
  • Maior facilidade de fiscalização pelo próprio trabalhador dos seus vínculos trabalhistas.

Aprenda como solicitar a Carteira de Trabalho Digital

Antes de mais nada, para solicitar a sua CTPS Digital é importante entender que há duas principais formas de acessá-la: por meio da página web ou por meio do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”. As duas formas de acesso são diferentes, mas possuem algo em comum, pois exigem o cadastro no sistema Gov.

Cadastro no site Gov

O Cadastro no Sistema Gov pode ser realizado tanto pelo site quanto pelo próprio app da Carteira digital. Para realizar seu cadastro por meio do site do Sistema Gov.br, basta entrar neste link e clicar em “Criar sua conta Gov”. A plataforma irá redirecionar para um menu com algumas opções de forma de realização do cadastro. 

Já para realizar o cadastro no sistema por meio do aplicativo, será necessário baixar o app Carteira de Trabalho Digital, disponível na Apple Store e Play Store. Ao abri-lo, clique em “Criar conta” e você será redirecionado às opções de como deseja realizar esse cadastro. Lembrando que a forma mais rápida e fácil de realizá-lo é pelo CPF.

Entrar na CTPS Digital

Para entrar na Carteira de Trabalho Digital pelo app, será necessário primeiro baixá-lo. Lembrando que, se você já fez o cadastro na plataforma Gov, não será necessário baixá-lo novamente. Então, basta fechar e abrir novamente a plataforma.  

Após abri-lo, insira o seu CPF e a senha do sistema Gov e clique em “Entrar”. O acesso à CTPS digital também é realizado por meio do portal de serviços do governo, no endereço eletrônico do ministério da economia. 

A forma de acesso é a mesma utilizada pelo app, mas é necessário primeiro encontrar a página correta, então confira abaixo o passo a passo dado pelo site Emprega Brasil:

  1. Entre no site do Ministério da Economia;
  2. Clique em “Já tenho cadastro”;
  3. Preencha com seu CPF e senha do sistema Gov;
  4. Entre na área do trabalhador;
  5. Clique em “Carteira de Trabalho Digital”;

Pronto, agora já será possível explorar os dados da sua carteira de trabalho digital. Caso queira visualizar mais detalhes, além dos 3 último vínculos que irão estar disponíveis na tela principal, basta responder um questionário de 5 perguntas, ao acertá-las será possível visualizar mais detalhes da sua carteira.