ByteDance, criadora do Tik Tok vai investir 170 milhões de dólares em leitor de livros eletrônicos

A ByteDance vai investir 170 milhões de dólares no leitor de livros eletrônicos Zhangyue.

ByteDance, criadora do Tik Tok vai investir 170 milhões de dólares em leitor de livros eletrônicos
Foto: (reprodução/internet)

Enquanto o Tik Tok impulsiona a receita da ByteDance e dá à empresa chinesa o reconhecimento internacional, a empresa está se expandindo para novas áreas, como outros gigantes tecnológicos, para alimentar o crescimento de lucros.

A ByteDance investirá esta semana em um dos maiores leitores e editores de e-books da China, Zhangyue.

A Zhangyue, plataforma de leitura on-line da China, anunciou na quarta-feira (04) que uma subsidiária da ByteDance planeja adquirir cerca de 11% de suas ações por 170 milhões de dólares (R$946,75 milhões na cotação atual).

O mercado de e-books

A empresa de leitura on-line na China, com um limite atual de mercado de 12 bilhões de yuans, opera um aplicativo onde 170 milhões de usuários leem romances, revistas, anime e ouvem audiolivros todos os meses.

Para comparação, sua rival imediata, a China Literature, da Tencent, reivindicou 217 milhões de usuários mensais com a mesma duração.

Os parceiros estão visando um mercado de leitura online em expansão, impulsionado pela geração dos smartphones da China. Em 2019, os usuários passaram quase uma hora por dia em seus aplicativos de leitura eletrônica, de acordo com o iResearch

O setor está projetado para gerar 20,6 bilhões de yuans em receitas, o que inclui taxas de assinatura e licenciamento, até 2020; isto é, acima dos 6,6 bilhões de yuans em 2015. Enquanto isso, os usuários de e-books no país atingirão 510 milhões este ano, disse o site.  

ByteDance conquista o mercado

O acordo formará uma estreita aliança entre a Zhangyue e o principal ‘titã ‘de entretenimento digital da China. 

Sob o acordo, a ByteDance poderá designar um membro da diretoria para a Zhangyue e poderá licenciar a propriedade intelectual da editora.

Leia também: TikTok: Novo acordo de licenciamento com Sony Music

Em troca, a Zhangyue terá o apoio da ByteDance em áreas como compra de anúncios, monetização e outras tecnologias. O sucesso de Douyin, TikTok e Toutiao, que somam centenas de milhões de usuários, transformaram ByteDance em na nova empresa para marcas e anunciantes.

Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br

Fontes: Tech Crunch, iResearch