Foi desenvolvido um par de botas VR, que uma empresa americana afirma permitir que os jogadores andem na realidade virtual dos videogames. A Ekto VR desenvolveu o dispositivo chamado Ecto One, as novas botas com duas placas giratórias, que podem girar na direção do usuário.
O equipamento de jogo também tem rodas que puxam as pernas do jogador para trás enquanto ele se move para frente quando o pé está no chão. Esta característica permite que os usuários permaneçam em um único lugar quando se movimentam.
Ekto VR demonstrou sua nova tecnologia jogando o jogo Half-Life: Alyx na versão de realidade virtual. O demonstrador pode ser visto subindo uma escada e entrando em uma varanda com relativa facilidade no vídeo.
O homem também foi capaz de subir uma escada e alcançar uma plataforma mais alta. No entanto, o efeito foi feito aproximando-se da escada, e o próprio jogo moveu o jogador para o telhado.
As botas atualmente não podem permitir que os usuários imitem o movimento de escalada. Entretanto, o dispositivo suporta outras ações como agachamento, onde o jogador no vídeo pode ser visto segurando os aparelhos de realidade virtual, alcançando uma porta inferior, e passando por ela.
Como o Ecto One funciona
Ekto VR tornou o equipamento de jogo leve utilizando material de fibra de carbono
A empresa utilizou um material de fibra de carbono projetado sob medida para tornar as botas leves. A Ekto VR também utilizou os Rastreadores Vive da HTC para integrar o movimento na realidade virtual.
Brad Factor, o CEO da empresa, disse que o sistema passou por testes rigorosos para garantir a segurança.
Entretanto, as botas VR ainda não suportam o movimento de corrida dos jogadores. O relatório anterior da VentureBeat afirmava que o dispositivo poderia estar pronto para aplicações do consumidor em dois a quatro anos.
Alguns especialistas atualmente questionam o uso do produto, uma vez que muitos jogos de vídeo exigem que os jogadores escapem de cenários perigosos e dos ataques dos inimigos. Ainda não está claro como as botas VR acompanhariam este tipo de situações.
Leia também: Simulador de voo Microsoft:O que você precisa para jogar
Por outro lado, existem também diferentes botas de realidade virtual que poderiam entrar no mercado. Uma delas é um par de controladores de movimento e sapatos, revelado por uma empresa japonesa Cerevo em 2017, que vibra quando o usuário chuta ou caminha.
Os sensores VR também foram usados para treinar jogadores de futebol, rastreando seus movimentos, permitindo que eles praticassem chutes direcionados no gol.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Tech Times, Independent.uk