Boatos: A Apple abalou a indústria da tecnologia com a chegada de seus Macs M1, que oferecem excelente desempenho apesar de ser um chip de baixa potência. Segundo um novo boato, a rival AMD está quase pronta para levantar sua versão do Centro de Operações de Segurança (SoC) da Apple.
O boato vem do fabricante de hardware Mauri QHD (via NotebookCheck). Eles escrevem que a AMD está trabalhando em duas versões do chip – uma com RAM integrada e outra sem. O protótipo está aparentemente quase pronto”.
As inovações da AMD
No passado, a AMD explorou a possibilidade de um chip baseado na arquitetura ARM. Em 2014, a notícia de que ela estava desenvolvendo seu próprio núcleo de CPU ARMv8 de 64 bits com o codinome K12. E em 2016, ela anunciou o núcleo K12.
O projeto deveria ser liderado pelo então arquiteto da AMD, Jim Keller, mas o SoC foi arquivado. Em maio deste ano, entretanto, a Komachi Ensaka criou um roadmap da AMD que incluía um “K12 FFX” com uma vaga data de lançamento entre 2017 – 2022.
Leia mais: TensorFlow otimiza Macs da Apple com GPU
Curiosamente, a chefe da AMD, Lisa Su, vai estar presente no CES (Consumer Electronics Show) em 12 de janeiro de 2021. O público pode esperar ouvir sobre os chips móveis Zen 3 Ryzen 5000, codinome Cezanne, assim como a linha de servidores Epyc “Milan” e possivelmente GPUs móveis RDNA 2.
Dado o histórico da AMD com o K12 Core, e como os M1 Macs foram bem recebidos, esse boato pode ser mais do que mera especulação. Com o chip AMD a ser eliminado no domínio da CPU da Intel na última pesquisa Steam, a introdução de um SoC com a tecnologia ARM pode ser uma jogada inteligente da AMD.
Traduzido e adaptado por equipe Revolução.etc.br
Fontes: Tech Spot, NotebookCheck