Tem gente que não sabe linkar!

O que eu acho mais curioso na internet é o quanto ela consegue ser “geral”. Tem de tudo aqui. Desde como aprender a trocar fraldas até receitas caseiras de napalm. Mas o que mais me deixa encabulado, de nariz torcido, careta na cara, é ver sites, principalmente os que possuem o que poderíamos chamar de “tradição”, demonstrar uma completa ignorância no funcionamento mais básico da web, que é o link. Tem gente que não sabe linkar!

O princípio básico e elementar da web é que tudo pode estar conectado, através de links. E ele é de graça. Porque toda a web está fundada no link. Para quem não trabalha com isso ou está começando agora, é desculpável não saber linkar. Agora vejamos por exemplo esta notícia do IDG NOW, que é um veículo de comunicação que, pessoalmente, eu aprecio muito e é sobre tecnologia (sic). Adoro o trabalho deles. Mas ao ver a notícia chamada “Criador do BlogBlogs anuncia Brasigo, serviço de perguntas e respostas” sem NENHUM link apontando ou para o BlogBlogs do amigo e conterrâneo Manoel Lemos, ou para o Brasigo (que já tem até um blog), achei o fim da picada. Porque diabos não tem um link ali?

Dei o exemplo do IDG NOW porque foi o que eu vi agora a pouco, (e por isso ele vai servir de bode por todos os outros que fazem isso) mas muitos sites da imprensa (e blogs também) são capazes de falar de um determinado assunto, muitas vezes relacionado a algo que está na internet (dãrrrr) e não colocar um link! O único link citado na notícia do IDG NOW foi para uma matéria deles mesmo. O leitor que não conhece o BlogBlogs, vai continuar não conhecendo, o que tornará o assunto da notícia para o leitor leigo algo abstrato, uma vez que não há uma referência (leia-se link) direta relacionada com o próprio assunto. Desculpas pelo desabafo, mas se alguém aí puder mandar este tutorial de hyperlink que eu fiz anos atrás para quem precisa aprender o que é um link, sinta-se a vontade.