Target Blank

O exemplo deste post está aqui e o script pode ser baixado aqui.

Há diversas discussões sobre se um link em um site deve ou não abrir em outra página e as razões de quando isso deve ocorrer. Mesmo que um link em um site não possua o target="_blank" os browsers possuem teclas que te permite controlar se um link deve abrir na mesma página ou se deve abrir em outra.

Para os casos em que você precisar que um link abra em outra janela, em um site com doctype de XHTML 1.0 Strict, independente do visitante querer ou não, aqui tem uma solução.

O doctype XHTML 1.0 Strict não aceita o atributo target nos hiperlinks. Isso só é permitido se você utilizar um doctype transitional ou frameset, caso contrário, você não deve utilizar o atributo se quiser que seu código esteja dentro dos padrões da W3C. Entretanto, com um script simples você pode obter o mesmo comportamento que o atributo target="_blank" teria, mas sem utiliza-lo se você precisar faze-lo.

No seu documento XHTML você deve proceder da seguinte maneira. A função de javascript faz com que todos os hyperlinks com um atributo definido com o rel="externo" abram em uma nova janela. O atributo "rel" especifica uma relação entre o documento onde o link se encontra e o alvo de origem. Para esta função eu defini a palavra "externo" como o valor necessário do atributo "rel" para que o script faça com que este link abra em outra janela. Ou seja, todos os links que você quiser que abram em outra janela, devem possuir o atributo rel="externo" nele escrito como no exemplo:

<a href="www.seusite.com" title="seusite" rel="externo">seusite</a>

O Script ainda insere um texto no title do link dizendo que ele vai abrir em uma nova janela, ou outra mensagem que você desejar inserir para todos os links que abrem externamente no seu site.