swfir – SWF Image Replacement

Alguns caras que trabalham com o Zeldman desenvolveram esta nova técnica que alguns gringos estão falando por ai. Eles a chamaram de swfir (pronuncía-se "suiffer"), ou SWF Image Replacement. O blá blá blá disso ainda está se espalhando enquanto todos pensam se realmente vale a pena usar Flash para contornar algumas limitações naturais do CSS ao se trabalhar com imagens. Eu particularmente não sou fã de Flash e não sei se usaria esta técnica amplamente. De qualquer maneira swfir é uma técnica criativa e interessante.

Ela utiliza CSS, JavaScript e um arquivo swf para aplicar alguns efeitos visuais em qualquer imagen do seu site. O script te fornece alguns parâmetros padrões que te permite rotacionar uma imagen, aplicar bordas arredondadas, dar certa elasticidade etc, sejam em múltiplas imagens ou apenas em uma.

O script e todo o "kit" para aplicar isso é gratuito e pode ser baixado no hotsite que os caras criaram para o swfir. Vale lembrar também que o javascript não é obstrusivo (se desabilitar o javascript do seu browser a imagem fica sem os "efeitos" da técnica) e não é necessário colocar nenhum tag <object> ou qualquer outra coisa relacionada a embedar flash em uma página, tudo é feito pelo javascript.

O que mais me chamou a atenção foi o exemplo da imagem "elástica". Vá até a página de exemplo e aumente o tamanho da fonte pra ver. A imagem acompanha perfeitamente. Agora é só fazer suas próprias experiências…