Spam e acessibilidade

Você deve estar se perguntando: “Uatarréllll!!!!! O que Spam tem haver com acessibilidade?” Eu respondo, “tudo”. Já faz algum tempo que algumas pessoas me perguntam sobre aquela conta que elas tem que fazer antes de postar algum comentário aqui no Revolução Etc. Já percebeu? Se não, basta vir aqui no site (se estiver lendo do feed) e escrolar a página até o final, onde fica o formulário de comentário. Lá você vai ver, depois do campo “url ” e antes do campo “comentário”, uma pergunta do tipo “Quanto é 4 + 2?”. Certo, e agora, o que isso tem haver com spam e acessibilidade?

Esta solução foi implementada pelo Flávio Kaminisse à partir de uma implementação em PHP do Nando Vieira . O código original barrava trackbacks e foi corrigido pelo Flávio e transformado em plugin do WordPress (pode pegar lá no site do Flávio, é de graça). A solução gera uma conta aleatória que os spammers não conseguem prever com seus bots de envio de e-mail. E se conseguem, ainda não me acharam. E spam, era um inferno aqui, eu já até falei disso antes.

Antes dessa implementação eu usava o Akismet , mas para ele ficar inteligente (mais que os spammers) você tem ir moderando na mão, e em alguns casos (poucos mas existentes) ele acabava barrando comentários que não eram spam. Mesmo ele sendo muito bom, ainda assim, eventualmente um spam ou outro caía na minha caixa postal. Hoje eu uso apenas este campo que força o usuário a fazer uma conta simples se quiser comentar no site, e o que é mais importante, sem assassinar a acessibilidade.

Hoje eu não recebo mais spam nos formulários de comentários (sim eu NÃO recebo nenhum spam) e o formulário está 100% acessível, o que não estaria se eu utilizasse o famoso captcha. Testei com leitores de tela, dispositivos móveis, browsers textuais e também já foi até aprovado pelo MAQ (para quem não o conhece, ele é cego e especialista em acessibilidade para web), que passou por aqui outro dia para deixar um comentário. A única coisa que eu não encontrei, foi uma solução para acabar com as amebas que escrevem aqui dizendo que querem entrar no Orkut, ou que perderam a senha de suas comunidades etc. Você não vê isso aqui porque eu deleto tudo. Mas quem tiver alguma sugestão para isso, be my guest. Enquanto isso, que morram os spammers e vida longa a acessibilidade na web!

[UPDATE:04/09/2007] Falando em captcha, o Roger Johansson escreveu um texto hoje falando sobre o assunto. O interessante foi o vídeo que ele linkou.