Seeding mal feito é spam

Sabe o que é seeding? Seeding é disseminar uma informação na web, “espalhando” ela em vários lugares possíveis, principalmente fazendo uso das chamadas “mídias sociais”, como redes de relacionamento e blogs. Já recebeu aqueles convites de festas (com cartaz geralmente) nos comentários do Orkut e você descobre que aquele cara deixou o mesmo comentário em vários profiles ao mesmo? Isso é seeding. Já recebeu algum comentário no seu blog divulgando uma URL e a mensagem termina dizendo “visitem meu site” e blá blá blá? Isso é seeding. E basicamente, se tornou sinônimo de spam. Agora veja a imagem abaixo:

Exemplo de seeding mal feito, onde um idiota deixou uns comentários toscos e irrelevantes, elogiando os artigos etc, mas o objetivo dele era só divulgar o endereço dos sites dele nos comentários do Blog. Em outras palavras, trata-se de seeding porco!

A imagem acima mostra 3 comentários que não foram aprovados dentro do meu WordPress. Os 3 comentários foram enviados do mesmo computador (veja os IPs logo abaixo da URL) apesar da pessoa ter usado um nome diferente em cada comentário. Os comentários foram submetidos apenas com alguns minutos de diferença entre eles e o que todos tem em comum é que eles são completamente irrelevantes.

O que o autor desse comentário tentou fazer, foi um “seeding” para otimizar a URL dos 3 sites dele, de forma barata e burra. Se ele soubesse que existe um “nofollow” em todos os links inseridos nos comentários do Revolução Etc, ele não teria perdido o precioso tempo dele aqui. Isso é basicamente uma estratégia de SEO porca e mal feita. Recebo dezenas desse tipo de comentário por dia e todos vão para o lixo.

Seeding precisa ser bem feito e relevante pra eu topar deixar aqui no blog. Meu ego não se enche com “seu blog é legal”, “excelente post”, etc. Isso é irrelevante e não vai fazer os leitores se interessar pelos comentários. A conclusão mais simples que você precisa chegar é: seeding é o spam das caixas de comentários dos sites e blogs. Precisa otimizar seu site para alavancar seu negócio na web? Seja relevante e estude outras formas de fazer isso. A prática de SPAM só prejudica seu negócio.

Para saber mais sobre seeding, leia este texto aqui escrito pelo Cardoso e vai seguindo os links.