RobotReplay, testes de usabilidade com usuários reais e de graça!

Sinceramente, eu fiquei emocionado ao ver o RobotReplay pela primeira vez. Trata-se de um serviço gratuito que permite gravar a interação dos usuários no seu site para assistir depois (sic). Por ele você consegue acompanhar todos os movimentos do mouse, scroling de tela, o lugar onde o usuário clica e todo o fluxo de navegação como um todo. E o serviço é gratuito. Basta você criar uma conta e adicionar um script no <head> do seu site que ele passa a rastrear tudo o que o usuário faz no seu site.

O serviço funciona da seguinte maneira: depois de criar sua conta e adicionar o script do RobotReplay no seu site, ele grava TODOS os movimentos do mouse, incluindo os cliques, e permite você os ver em ação. Depois você poderá assistir literalmente a navegação dos usuários dentro do seu site com um cursor animado fazendo exatamente todos os movimentos que o usuário fez. É possível vê-lo navegando pelas páginas, clicando em trechos do site, scrolando a página etc.

Testes de usabilidade com usuário possuem várias implicações de custo principalmente. Um bom teste precisaria ter uma sala com câmera para filmar o usuário, pagar pessoas ou convidar amigos para este local físico fazer os testes e sugerir tarefas, e tudo isso para depois ser analisado pelos responsáveis da usabilidade / arquitetura da informação do site. Com o RobotReplay , você pode simplesmente disponibilizar uma URL (se for o caso em que um site ou intranet ainda não foi lançado) e os usuários poderiam navegar no projeto de suas casas, em seus contextos reais e na hora em que quiserem. Depois de um período você poderia assistir a estas interações.

Não sei ainda ao certo se é uma vantagem ou desvantagem do serviço, mas a tela de cada interação abre em um pop-up exatamente na mesma resolução utilizada pelo usuário. Ou seja, se o seu site foi aberto em um monitor com resolução de 1900 x 1600 por algum usuário e você estiver em um monitor de 1024 x 800, você até consegue ver a interação, mas não de forma muito confortável. É interessante ter uma tela grande para isso. Outra consideração importante é que o serviço não funciona em sites que utilizam application/xhtml+xml
como mime-type coisa que 99% dos sites não se enquadrariam neste contexto. Neste caso você só consegue ver pelo Internet Explorer 6.

Quer dar uma olhada nele antes de instalar? Veja este e este video.