Review e Promoção do livro "Blog Marketing" de Jeremy Wright

Capa do livro Blog Marketing - A nova e revolucionária maneira de aumentar vendas, estabelecer sua marca e alcançar resultados excepcionais Este post é 2 em 1. Primeiro vou deixar aqui um review do livro “Blog Marketing – A nova e revolucionária maneira de aumentar vendas, estabelecer sua marca e alcançar resultados excepcionais” de Jeremy Wright e depois se quiser participar, você terá a chance de ganhar uma edição do livro que será enviado pra sua casa. Topa? Então vamos lá!

Desde o semestre final do ano passado que estou trabalhando ativamente com planejamento e mantendo um contato com clientes muito maior do que na época em que eu trabalhava apenas com desenvolvimento. E o mais legal de ter contato com o cliente é que estou aprendendo a entender mais a cabeça de quem não é nerd, de quem quer ver resultados financeiros ao invés de um site semântico, pessoas que enxergam oportunidades de negócios e não soluções técnicas. São para estas pessoas, que são a grande maioria dos usuários da web, que nós trabalhamos e que nós deveríamos pensar mais ao tomar decisões técnicas. O livro Blog Marketing é para estas pessoas.

Entender o mundo dos blogs pode parecer tarefa fácil para quem vive por aqui sempre. Mas para quem não vive de internet (e nem vive nela) entender como essa nova economia está funcionando é preciso um esforço maior. O autor Jeremy Wright é consultor de blogs no Canadá e nos Estados Unidos e segundo ele, consultor de empresas pequenas e grandes. O livro inclusive traz cases bem reais para serem aplicados em pequenas e médias empresas. Então se você acha que sua empresa é pequena demais para ter um blog, tire essa idéia da cabeça. Relacionamento com o cliente existe em empresas de qualquer tamanho.

O livro explica bem mastigado conceitos como permalink, feeds, relacionamento entre os blogs, fala um pouco sobre o WordPress, fala sobre ferramentas de monitoramento de tráfego, Technorati, Feedburner, Google Analytics e mais um monte de serviços gratuitos e macetes preciosos para quem não saberia nem por onde começar a procurar. Os conceitos são explicados não de forma técnica, mas de forma que o leitor entenda para que serve e porque ele precisa daquilo.

Se você olhar para o livro sem prestar atenção no propósito dele, poderá ficar decepcionado. Apesar de achar que uma obra dessas poderia ter um foco mais aberto, ele conseguiu ser bastante eficiente com o escopo que escolheu. O livro não é para blogueiros avançados ou para aqueles que já tem anos de estrada. Se você espera uma discussão filosófica sobre isso ficará decepcionado. Mas se você é empresário ou tem clientes próximos que precisam ainda serem convencidos de que a empresa dele precisa urgente de um blog, este é o livro para emprestar ou presenteá-lo. Inclusive a minha edição está emprestada com um cliente. Em resumo o livro cumpre bem o propósito para o qual foi escrito.

Promoção

Quer ganhar na sua casa uma edição do livro “Blog Marketing” de graça? Então façamos o seguinte. O leitor que escrever nos comentários o argumento mais convincente e criativo do porque uma empresa precisa ter um blog, vai receber em casa uma edição do livro Blog Marketing enviado pela própria editora. Eu mesmo irei escolher o vencedor usando meus critérios mais que subjetivos! Assim que eu escolher o vencedor, entro em contato por e-mail para pegar seu endereço, e em breve estará com sua edição em mãos. O prazo para participar é até a próxima quinta-feira, dia 15 de maio. Tá valendo!

Este post foi patrocinado pela editora M. Books.

E o livro vai para…

Pessoal, agradeço cada comentário, decidi ler somente agora à noite no momento de decidir quem leva o livro e, sinceramente, foi difícil decidir.

Antes de falar do vencedor, vou falar dos meus preferidos que com certeza teriam ganho se eu tivesse pelo menos 5 livros para distribuir! A Laís do Clichês e Afins seria a vencedora no quesito “me convença baby!” Mas não pelo comentário 27, e sim pelo comentário 26! Adorei seu humor e juro que você seria a vencedora se eu não levasse tão a sério aqueles que realmente deram razões para se ter um blog corporativo!

O Djalma Araujo de Andrade do comentário #4, o Sergio Leal do comentário #10 e o Orlando Seabra do comentário #30 mandaram ver com comentários super inteligentes e contextualizados. Mas o melhor argumento na minha opinião, que nem foi um dos mais longos, foi o comentário de número #9 do Jackson Medeiros. O trecho do seu comentário que eu mais gostei foi:

Então, nada melhor do que criar um blog e poder mostrar ao cliente que por traz da empresa burocrática e rígida também existem pessoas

Parabéns Jackson, entrarei em contato com você para o envio do livro! E obrigado novamente a cada um que participou!

P.S.: Gostaram dessa promoção? Acham que poderia ter mais ou é meio chato? Que tipo de promoções vocês gostaria de ver por aqui?