Resultados dos testes da versão mobile

Semanas atrás eu e o Flávio Japs, solicitamos a ajuda dos leitores para um teste com usuários da versão mobile que desenvolvemos para nossos sites. O teste com usuários consistia basicamente em acessar uma página do celular ou PDA e apenas clicar em enviar. Assim nós conseguiríamos identificar o user agent, ou seja, qual o tipo de dispositivo usado e se nossa programação conseguiria servir a versão mobile corretamente no contexto certo. E como prometido este texto é o resultado da nossa pesquisa.

Inicialmente nós instalamos o plugin para wordpress criado por Alex King que estava integrado com a base de dispositivos do WURFL, mas como nós queríamos algo completamente adaptado para nossa estrutura atual, sem redundâncias, sem código sujo e coisas que não usamos, nós o modificamos inteiro praticamente. Ou seja, do plugin do Alex King foi aproveitada somente a programação de integração com a base do WURFL, nada mais. Inicialmente eu convidei apenas alguns amigos próximos para o primeiro teste, antes mesmo de divulgar no site. Rapidamente identificamos que a base do WURFL que veio junto com o plugin do WordPress estava com algumas funções de PHP comentadas, alguns trechos desatualizados e tivemos que rever algumas coisas.

No segundo momento, já com os testes de participação dos leitores, tivemos 130 testes que foram considerados válidos. Destes 130, 39 testes (30%) não foram identificados como mobile. O restante dos 70% (91 testes) foram corretamente identificados como mobile. O que saiu errado? Não sabemos exatamente. 30% de dispositivos não identificados é uma quantidade grande. O que sabemos é que há algo de errado com o WURFL, que é o responsável pela identificação do dispositivo. Ainda estamos estudando outras possibilidades para corrigir isso, e assim que tivermos alguma resposta, compartilhamos com vocês. Enquanto isso, se você tiver interesse em fazer seus próprios testes, sinta-se a vontade. Compartilhe o resultado deles conosco! E muito obrigado pela sua participação!