Processos de compra da Amazon e do Submarino

Nas últimas compras que eu fiz na Amazon e no Submarino, eu resolvi tirar um screenshot de cada tela durante todo o processo que eu percorri desde a tela de detalhes do produto, até a confirmação da compra. Em ambos os sites, por já ser cliente de ambos, eu percorri um caminho “x” e não tive que fazer meu cadastro. Por isso as telas correspondem ao processo de compra representando o perfil do usuário que já é cadastrado e que não vai efetuar um cadastro e/ou primeira compra do zero. De qualquer maneira o resultado final é perfeito para analisarmos passo à passo a usabilidade e a forma com que este processo foi implementado em ambos os sites.

Não sei quantos de vocês que passam por aqui diariamente já tiveram a oportunidade de desenvolver um e-commerce e, mais ainda, de “pensar” em como deve ser o processo de compra do seu cliente do início ao fim. Há várias variáveis que você deve considerar, sejam elas técnicas ou políticas empresariais. Mas no geral, independente do negócio do site, processos de compras podem e devem ser muito parecidos uns com os outros. E ambos os sites analisados possuem uma usabilidade muito boa que merecem sua atenção para benchmarking.

Todas as telas foram parar no meu Flickr e foram separadas em sets com os títulos Processo de compra da Amazon e Processo de compra do Submarino. Procure observar as diferenças entre conteúdos relacionados nas páginas de produtos, consistência de certos elementos nos processos de pagamentos etc. Uma das melhores formas de refletir sobre usabilidade é fazendo comparações e observações de cases bem sucedidos como os da Amazon e do Submarino. Então, divirta-se!