PIS 2018 – Saiba como Sacar

O Programa de Integração Social é um conjunto de benefícios que os trabalhadores que prestam serviços a empresas privadas têm direito. Dentro desse conjunto está o abono salarial, que tem valor de até R$ 954 e é pago anualmente. Saiba como sacar o PIS.

O valor do PIS pode variar conforme o tempo trabalhado no último ano base e a data para sacar o PIS vai depender do calendário do PIS, que é divulgado todo ano. O lado bom é que consultar as informações do PIS é totalmente acessível.

E você pode fazer isso através do Aplicativo Caixa Trabalhador, que pode ser baixado gratuitamente no seu smartphone e permite o acesso à várias informações de forma online. Saiba como sacar o PIS, qual o calendário do PIS e quem tem direito ao PIS.

Calendário do PIS

Saber qual é o calendário do PIS é uma informação importante para conseguir sacar o PIS em qualquer agência da Caixa, portanto, saiba que o calendário de 2018/2019 já foi divulgado e se você tem direito ao programa tem até junho do ano que vem para sacar o PIS.

O calendário é do CODEFAT e mostra que pessoas nascidas entre julho e dezembro vão receber o benefício ainda este ano, sendo que quem nasceu a partir de janeiro até junho recebem o benefício a partir de 2019. Confira abaixo o calendário do PIS.

PIS 2018 - Saiba como Sacar

Sacar o PIS

Para sacar o PIS o 1º passo é analisar o calendário de pagamento do PIS, que é divulgado anualmente pela Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pela gestão dos recursos do abono salarial.

Constatado que você sabe o mês em que terá direito a sacar o PIS, basta separar a documentação pessoal que é necessária. O principal documento usado é o Cartão Cidadão, que permite além do saque o acesso a informações, como o extrato do PIS.

Você também pode ir diretamente até uma das agências bancárias da Caixa para sacar o PIS e, neste caso, precisará apresentar o seu documento oficial com fato atualizado, no caso o seu RG ativo e validado.

Isso sem contar ainda com o CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e o número de inscrição no PIS, que são dados importantes também para sacar o PIS diretamente na boca do caixa do banco.

Direito ao PIS

Para ter direito ao PIS e poder sacar o PIS todos os anos, o trabalhador da empresa privada precisa estar dentro de alguns requisitos que são garantidos por lei. Por exemplo, a inscrição no programa é um item indispensável.

Além disso, também é preciso ter recebido remuneração mensal média de até, no máximo, 2 salários mínimos (que hoje está em R$ 954). E o trabalhador precisa ter trabalhado para pessoas jurídicas ao menos 30 dias no último ano para poder sacar o PIS.

O último requisito para ter direito ao PIS é ter os dados pessoais e profissionais informados ao RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e isso deve ser feito pela empresa que está recebendo o serviço prestado.

Da redação