Perch – CMS semântico, simples, pequeno e pago!

A única razão pela qual este CMS me chamou a atenção é pelo fato de ter sido desenvolvido pelo Drew McLellan, o mesmo cara do 24 Ways e membro do Web Standards Project. Desculpe se esperava algo open source, mas o cara precisa pagar as contas dele. Enfim, Perch é um CMS que tem o objetivo de ser simples, pequeno e semântico. Ele gera markup válida em HTML, XHTML e até mesmo HTML 5 e também gera markup em Microformats.

Print screen da área administrativa do Perch

O CMS foi feito para sites pequenos, provavelmente apenas para administrar páginas simples, mas é todo personalizável onde você cria suas áreas a serem atualizadas. O objetivo é que pequenas agências que não possui seu próprio CMS e querem algo cuja markup decente seja preservada nas mãos dos clientes não especialistas seja mantida a qualquer custo. E um custo relativamente barato, a licença do CMS custa 35 euros por domínio.

Para quem faz parte de equipes que desenvolve CMS (como eu) vale a pena pelo menos usar o Perch como benchmarking técnico para sua própria aplicação. Pelo que eu vi, a aplicação é enxuta e excelente em termos semânticos. Dê uma olhada na documentação, na FAQ e tire suas dúvidas que a equipe do McLellan responde. Se descobrir algo interessante, compartilhe!