Otimização de imagens para web com o Smush.it

Otimizar imagens para web já foi uma atividade mais trabalhosa. Desenhar sites na época das conexões dial-up exigia mais esforço dos designers para não deixar o site pesado. Apesar de não estarmos mais naquela época otimizar imagens ainda é uma valiosa boa prática. Uma razão para se preocupar com o tamanho delas no seu projeto hoje é o fato do Google considerar o tempo de carregamento do site como uma das variáveis do Pagerank. Ou seja, quanto mais rápido e mais leve for seu site, mais score você ganha no SEO.

O Smush.it é um otimizador de imagens desenvolvido pelo Yahoo! que remove bytes desnecessários e que não afetam a aparência ou a qualidade da imagem. Ele otimiza PNG, GIF e JPG. As imagens são submetidas a vários algoritmos para terem seus tamanhos reduzidos.

Funciona assim: você faz o upload de todas suas imagens para o Smushi.it — ele aceita múltiplos uploads — e ele te devolver um arquivo compactado em .zip com todas suas imagens otimizadas. Para cada imagem que você subir ele te informa o tamanho original e o tamanho final depois da otimização, além de exibir os ganhos totais ao submeter várias imagens juntas. Uma observação importante é que ao subir as imagens em GIF elas serão automaticamente convertidas para PNG quanto a conversão for responsável por gerar uma imagem de tamanho físico menor do que o GIF.

A otimização de imagens no meu fluxo de trabalho com o Smush.it é a última coisa a ser feita, no final do projeto e antes de publicar o site. Não precisa se preocupar com isso antes. Legal né?