O Internet Explorer 7 e como manter a versão 6 instalada no Windows XP

Internet Explorer 7 O novo Internet Explorer 7 foi lançado definitivamente neste 18 de outubro passado e já está disponível para download. Os bugs de CSS clássicos parecem ter sido corrigidos todos baseados na documentação do site Quirks Mode e Position is everything. A maioria das novidades já havia sido exibida nas versões betas e já foram documentadas e discutidas pelos blogs. Agora só nos resta testar e testar mais. Só para lembrar, até o presente momento o Internet Explorer esta sendo instalado apenas em máquinas que possuem o Windows XP original. Mas acredito que logo logo medidas que contornam isso já estarão rodando por aí.

Para os desenvolvedores será necessário ter algumas informações antes de sobrepor o Internet Explorer 6. Como eu tenho certeza que o mundo inteiro não vai atualizar instantaneamente (isso vai gastar uns bons anos), você ainda vai precisar ter uma versão do Internet Explorer 6 para testar seu CSS e JavaScript. Não adianta, não dá para deixar de dar suporte para o Internet Explorer 6 por enquanto. Ou seja, você vai precisar ter o Internet Explorer 6 e 7 para testar. E se você não tem mais de um computador ao lado do outro para testes, você vai precisar rebolar um pouco para isso.

Eu e alguns amigos fizemos alguns testes de tentar virtualizar a instalação do Internet Explorer 7 ou do 6 sem sucesso. O Internet Explorer é quase orgânico em relação ao Windows XP o que não permite ter duas engines diferentes do mesmo browsers instaladas juntas. A versão standalone do Internet Explorer 6 disponíveis no evolt.og acaba utilizando a engine do Internet Explorer 7 se você instalar por cima, o que não resolve nosso problema de mantar o IE6 instalado para testes com a engine do IE6. Qualquer versão standalone disponível na web não funciona se instalada junta com o Internet Explorer 7 no Windows XP.

Encontrei alguns tutoriais de virtualização da instalação como este do Juice que demonstram ser complexos demais e muito arriscado para fazer com o Windows XP no seu trabalho. O próprio autor disse que não teve coragem de fazer. Se quiser tentar por sua conta e risco tudo bem. Me avise depois o que conseguiu.

A melhor solução até agora é utilizar o Virtual PC da Microsoft (possuiu uma versão gratuita para download) que te permite instalar um outro Windows XP (dentro do seu Windows XP padrão) onde lá você poderá sobrescrever sua versão do Internet Explorer 6 e instalar a versão 7. Somente assim (até agora) foi a melhor solução que eu encontrei para ter as duas versões do Internet Explorer instaladas na mesma máquina. Você terá um bom trabalho tendo que instalar outro Windows XP dentro do Virtual PC e espero que você tenha uma quantidade razoável de memória RAM.

Se alguém encontrar uma outra solução melhor para isto e quiser compartilhar, basta me enviar que eu publico aqui. Mas certifique-se de ter testado a solução certo? Outra informação para desenvolvedores é que a Microsoft já descreveu a user agent string do Internet Explorer 7 semanas antes de seu lançamento. Então se você já está desesperado atrás disso e não encontrou nada ainda, lá no site da Microsoft você encontra tudo o que precisa. E se você precisa de Conditional Comments, leia meu texto sobre isso.