O Internet Explorer 7 e a consideração da Microsoft pela comunidade de desenvolvedores

Quando um browser como o Internet Explorer recebe uma nova versão, a primeira coisa que o desenvolvedor pensa é em como manter as duas versões para testes instaladas na mesma máquina. Dois dias depois do lançamento oficial eu propus uma solução e os leitores acabaram encontrando várias outras. Mas até então nada da Microsoft se pronunciar oficialmente.

Somente ontem (dia 30/11/2006) a Microsoft resolveu publicar algo a respeito de como a comunidade de desenvolvedores devem fazer para ter os dois ambientes de testes do Internet Explorer rodando na mesma máquina. Eu é que sou chato ou a Microsoft poderia ter dados respostas quanto a isso desde o início do lançamento do novo browser? Será que eu sou muito inocente de esperar tamanha “camaradagem”? De qualquer maneira a solução não é diferente da que eu havia postado 2 meses atrás usando o Virtual PC. Se nenhuma das versões standalone oferecidas por ai funcionar, a solução da Microsoft é eficiente e garantida pelo menos. O conselho deles é atualizar normalmente seu browser para a versão 7 e depois baixar o Virtual PC com o Internet Explorer 6 instalado.

Para baixar gratuitamente a versão do Internet Explorer 6 rodando dentro do Virtual PC, a Microsoft vai te forçar instalar o Windows Genuine que verifica se seu Windows é original e essas coisas mais. Eu instalei algumas versões standalone em algumas máquinas, e testei algumas das soluções sugeridas pelos próprios leitores no post “O Internet Explorer 7 e como manter a versão 6 instalada no Windows XP“. Em algumas máquinas as soluções funcionam e em outras não. A solução da Micorsoft é mais pesada, vai te exigir mais hardware, mas é eficiente em manter as duas versões do Ieca instaladas na sua máquina. Enjoy!