O caminho torto ou o torto caminho dos padrões?

Vários dispositivos móveis não possuem suporte ao handheld media type, mesmo podendo fazê-lo. Os fabricantes de dispositivos móveis e browsers não implementam hadheld media type mas já possuem um amplo suporte a CSS de modo geral (falando especificamente dos PDA`s). Neste contexto, eles tentam renderizar o site usando a folha de estilos "screen" e o resultado é sempre um site com rolagem horizontal e completamente desajustado. Porque a media type "screen" são para desktops e não para dispositivos que cabem no seu bolso. Eles fazem isso porque se os dispositivos não tentarem renderizar um site usando a folha de estilos “screen” (porque poucos desenvolvedores utilizam handheld) a única outra saída seria renderizar o site no estilo css naked (ou seja, sem estilos nenhum), apenas HTML puro sendo renderizado sem nenhum estilo. Qual a saída lógica para os fabricantes de dispositivos móveis? Tentar renderizar a metia type screen, certo?

Ou seja, os fabricantes de dispositivos móveis não implementam hadheld media type porque “ninguém” usa (e eles não querem que os sites fiquem com cara de HTML sem estilos). E os desenvolvedores não implementam hadheld media type por que os dispositivos tem baixo ou nenhum suporte! Quem deve vir primeiro?

Este é o caso do Pocket PC por exemplo. Ele interpreta muita coisa de CSS, não podemos nem reclamar, mas se você quer trabalhar com hadheld media type para deixar seu conteúdo mais adaptado para o tamanho da tela dele, o que teoricamente seria mais apropriado para Pocket PC, ele vai insistir em continuar renderizando a folha de estilos “screen”. Ou, o que é pior, ele tenta renderizar o site usando as duas folhas de estilos ao mesmo tempo, mas nunca somente a folha handheld. Enfim, ainda falta muito caminho a ser percorrido para termos uma web “rodando” em qualquer dispositivo sem ter que ficar fazendo centenas de adaptações.