Novas features de mapas estáticos no Google Maps e futuras adaptações no Geopress

Se você já desistiu de colocar mapas do Google Maps em algum site ou sistema que você desenvolveu porque um dos requisitos era que tudo funcionasse com o javascript do browser desabilitado, não precisa mais se preocupar. Já faz um tempo que o Google lançou uma API para você criar mapas estáticos no seu site, e recentemente eles deram um upgrade. A possibilidade de inserir mapas estáticos, além de melhorar a acessibilidade já viabiliza tecnicamente a inserção de mapas do Google Maps em versões mobile por exemplo, onde muitos dispositivos ainda não suportam javascript.

Neste contexto, você passa apenas alguns parâmetros na url que a API do Google Static Map te devolve uma imagem gerada dinamicamente da localização exata que você precisa. E ontem eles anunciaram que as imagens geradas suportam agora polilinhas, vários formatos de imagens (GIF, PNG e JPG) e ícones! Para conhecer melhor como a API funciona você pode ser divertir um pouco neste wizard que eles criaram, antes de encarar a documentação e colocar a mão na massa em um projeto.

Se você manja de PHP e gosta de geoprocessamento e do WordPress, e gostaria de fazer algumas adaptações no Geopress junto comigo, me procure. Só lembrando que o que produzirmos juntos deverá ser liberado gratuitamente e vou dar preferência para quem eu conheço ok!? De qualquer maneira me escreva se estiver interessado!