Navegação por metáforas

Desenho que mostra um restaurante para bebês com algumas mesas com bebês sentados e olhando cardápios com fotos de seios de mulheres em diferentes formatos. No canto direito do quadrinho encontra-se uma garçonete com o seio esquerdo de fora sobre um prato que ela mesma está segurando próximo de uma criança que está prestes a se amamentar no seio da garçonete.
Tirinha via Wulffmorgenthaler

Metáfora é o uso de uma palavra em sentido diferente do próprio por analogia ou semelhança. Em navegação é usada para que o usuário se oriente através de algo familiar, conhecido. Ou seja, em alguns casos, ao invés de usar palavras no menu, utiliza-se imagens que represente o conceito ou idéia! Um exemplo é o site do Cartoon Network , que ao invés de usar um menu textual com os nomes dos desenhos, usa apenas ilustrações dos desenhos. Isso pode ser bem legal e fácil do usuário entender e usar em alguns casos, ou então tornar tudo mais chato e mais difícil de encontrar.

Foto da capa do site do Cartoon Network cuja a navegação de opções de desenhos animados que passam neste canal de televisão é representada apenas por fotos dos desenhos. O fundo do site está esmaecido e a navegação metafórica está contornada de vermelho para destacar a navegação.