Mozilla Firefox 1.5 Release

Minhas primeiras impressões são as melhores possíveis. As principais alterações no novo Mozilla Firefox foram torná-lo mais rápido na navegação, o que pode ser notado facilmente; implementação do que eles chamam de FastBack, que te permite voltar a uma página já visitada instantaneamente, sem refresh ou delay, update automático, função de drag and drop nas abas, suporte a CSS3 e outras coisas mais.

O browser realmente está mais rápido como prometeram e a publicidade da imprensa e o apoio do Google com certeza deve incomodar e muito o Internet Explorer que só tem tido baixas no último ano. Algumas gafes como a chamada para os desenvolvedores corrigirem os hacks, ou seja, fazer o serviço que eles não fizeram, o boato ou notícia de que os bugs de CSS não serão corrigidos completamente, o que vai manter o Firefox como o melhor browser a adotar os padrões e a queda para 85% da fatia do mercado, considerando os 95% anos atrás, tem deixado a Microsoft de cabelo em pé.

Algumas extensões utilizadas na versão anterior não vão funcionar perfeitamente, mas no geral a maioria já possui atualizações. Na instalação ele te dá a opção de atualizar automaticamente todas as extensões que já estão instaladas na versão anterior. A extensão LiveLines não vai funcionar e até esta manhã, o próprio Mozilla não conseguiu fazer o update automaticamente. Mas já tem alguém que deu um jeito nisso e disponibilizou uma versão do LiveLines que funcione.

[UPDATE]

Stuart Colville do Muffin Research Labs encontrou uma solução interessante para as extensões que não funcionam na nova versão 1.5

  1. Faça o Download da extensão, ao invés de instalar diretamente
  2. Renomeie o arquivo .xpi para .zip
  3. Abra o arquivo .zip e edite o arquivo install.rdf (clique com o botão direito e edite com o NOTEPAD por exemplo)
  4. Altere a variável maxVersion para 1.6
  5. Renomeia novamente o arquivo, agora de .zip para .xpi
  6. Instale a extensão, clicando em File -> Open File CTRL+O

O Flávio Japs encontrou esta solução e fez os testes e realmente funciona.

[/UPDATE]