Microformats e Firefox 3

Instalei aqui no meu Firefox uma extension / add-on chamada Operator desenvolvido por Michael Kaply da IBM através do Mozilla Lab e segundo palavras dele mesmo a extension “demonstra a utilidade da informação semântica na web, em um cenário real”. Trata-se do melhor parser de microformats implementado em um browser até agora e que provavelmente algo muito semelhante estará nativo no Firefox 3 segundo Alex Faarborg, designer de experiência do usuário do Firefox 3.

Com este add-on você pode enviar o telefone da pizzaria que você encontrou no Yahoo! Local para sua lista de contatos, encontrar fotos no Flickr ou posts no Delicious ou Technorati à partir de tags de posts de blogs, encontrar a localização exata de uma foto no Google maps se ela foi geotaggeada, enviar um hcard pro seu address book e por ai vai. Apenas com um click.

O crescimento da utilização de microformats no último ano foi muito interessante. Principalmente pelo crescimento do Technorati que é o maior incentivador. E nos próximos meses pela primeira vez estando nativo em um browser, o Firefox 3. E quanto mais sua utilização crescer melhor. Assim será possível você ter acesso mais fácil a trechos de informação que te interessa como reviews, eventos, informações de contato, informações geográficas de determinada foto etc. O Flickr por exemplo implementou a especificação geo no Flickr Map. E isto é só um exemplo.

Este tratamento de pequenos trechos de informação está mais perto da web semântica do que da web do final da década de 90. Já vi algumas coisas muito criativas sendo feitas por ai como por exemplo uma api que pega informações de fotos geotageadas compartilhadas na web e te permite abrir direto no Google Earth. Vários caras e grandes empresas como o Yahoo, estão investindo cada vez mais pesado na implementação microformats e tentando chegar na frente dos concorrentes. Espera só pra ver.