Maxprint, onde acho os drivers do Dual Shock para PC USB? Maxprint responde: "Procure em sites de busca!"

Essa eu tenho que compartilhar com vocês. Sempre que compro um produto novo que possui drivers há duas coisas que eu faço de imediato. Primeiro é adicionar a página do produto do fabricante que contém os drivers no meu Delicious para facilitar minha vida no futuro. Em segundo lugar, faço backup dos drivers atuais no meu servidor web caso a empresa seja ching-ling e venha a sair do ar ou descontinuar o produto. Coisas de macaco velho.

Comprei recentemente o controle Dual Shock para pc com conexão USB da Maxprint e fui ao site atrás dos drivers do controle (mesmo já tendo feito backup do mesmo no meu server e jogado o CD fora) e tudo o que eu encontro na página do produto é uma imagem para download. Fail número 1. O que eu vou fazer com uma imagem do produto? Respeite este blog e não responda nos comentários o que pensou.

Resolvi então por pura curiosidade escrever para a Maxprint perguntando onde eles disponibilizavam os drivers sempre atualizados (isso é papel do fabricante) para download no site deles. Escrevi o seguinte e-mail:

Henrique: Olá, eu perdi o mini-cd com os drivers do controle Dual Shock para pc – USB, produto este de código 60405-9 da Maxprint. Onde faço o download dos drivers?

Como eu disse anteriormente, eu não “perdi” o mini-cd com os drivers de instalação do controle, eu fiz backup e joguei o CD fora. Como trata-se de dados, prefiro armazená-los no meu notebook e no meu servidor web do que juntar uma porrada de CDs de gadgets que eu tenho em casa. Eu escrevi que “perdi o CD” para parecer mais dramático e ver se conseguiam ter pena do “consumidor relapso” (personagem que crio quando quero ser atendido atenciosamente) que estava escrevendo pra eles. A resposta da atendente foi:

Maxprint: Sr.Henrique,Bom dia!
Agradecemos o contato e informamos que o link do software de instalação de nossos produtos encontra-se em nossa página www.maxprint.com.br clik em Faça gratuitamente o download dos drivers de produtos Maxprint.
Qualquer dúvida estamos a disposição.

A página no caso é a imagem a seguir:

Imagem que mostra uma lista de links para download de drivers de produtos na página do site da Maxprint, só que dentro de um canal chamado notícias que por sua vez é acessível abaixo de um canal chamado imprensa.

A lógica segundo a imagem acima seria Imprensa > Notícias > e drivers? Notícias claro! Como eu iria imaginar que em Imprensa e em Notícias seria locais onde eu poderia encontrar os drivers de instalação de produtos? Fail número 3 e os micos não acabam ai. Descobri que a página do screen shot acima não é acessível pelo site! Se for em Imprensa > Notícias a página que você verá é esta aqui. Aquela página do screen shot eu cheguei até ela somente através da resposta por e-mail que eu recebi da Maxprint que me forneceu este link. Ou seja, Fail número 4. Pior ainda, naquela página não possui o driver do produto que eu comprei que é o controle Dual Shock para pc com conexão USB. A pessoa até esqueceu de certificar que o driver do produto que me interessa não está naquela página. Fail número 5. Eu então inocentemente encarno o “consumidor relapso”, já sabendo que eles não possuem o driver no site deles, resolvi escrever novamente para a Maxprint:

Henrique: Nome do/a atendente (removido), infelizmente naquela página não há o driver do Produto que eu informei anteriormente. Repetindo, o produto que preciso do driver é: Controle Dual Shock para pc – USB, código 60405-9
Obrigado

E a resposta deles foi:

Maxprint: Sr.Henrique, Bom dia!
Agradecemos o contato e informamos que o sr. encontrará o driver para Controle Dual Shock em site de busca procurando por DIRECTX 7.0 ou superior.
Qualquer dúvida estamos a disposição.

Bom, chegamos em um momento clássico. A pessoa que responde os e-mails não sabe diferenciar driver dos produtos da empresa onde ela trabalha, com as API`s gráficas da Microsoft. Fail número 6! Ela afirmou que eu encontro os drivers do controle da Maxprint procurando por “DirectX 7.0 ou superior” em “site de busca”. Fail número 7! Eu resolvi então escrever o seguinte:

Henrique: Nome do/a atendente (removido), qual site de busca especificamente eu encontro o driver? Seria o Google?

Escrevi assim porque meu personagem “consumidor relapso” não sabe muito bem se o Google é um “site de busca”. Google é Google pô. Então eles respondem:

Maxprint: Sr.Henrique, Bom dia!
Agradecemos o contato e informamos que os sites de busca no geral disponibilizam esse driver inclusive o Google.
Qualquer dúvida estamos a disposição.

Mensagem à Maxprint

Maxprint, sou nerd de 30 anos e meu primeiro joystick foi o do Atari e não o Dual Shock. Não perdi o driver do controle que você fabrica (fiz backup antes de jogar o CD fora) mas acredito que vocês deveriam fornecer no próprio site o driver dos produtos de vocês. Falar para o consumidor procurar um driver no Google (ou em algum site de busca) é o mesmo que falar que vocês não dão suporte ao produto que fabricam. Eu sei encontrar drivers no Google (se caso eu precisasse) mas e aqueles que não sabem? Quanta porcaria o consumidor iniciante no mundo dos games vai baixar e instalar na própria máquina na tentativa de utilizar o seu produto?

Maxprint, o produto de vocês é até bem feito, mas peca pela falta de informação no site e pela falta de suporte. Os consumidores de produtos eletrônicos e tecnológicos são exigentes, até os mais relapsos. Invista uma grana refazendo seu site para atender todos os tipos de consumidores, daqueles que querem informações técnicas, dos que querem os driver (na página do produto e não em um canal de notícias escondido) até aqueles que só querem ver uma imagem ampliada. Site moderno não é design bonitinho e colorido como o seu, é site que funciona e onde seu consumidor encontra rápido aquilo que precisa. Se quiser me procure que esse é o meu trabalho! Enquanto isso eu não posso recomendar seu produto para meus leitores e amigos porque não sei se terão o suporte que precisam.