Google Hacks

Capa do Livro Pessoalmente eu tenho muito preconceito com livros que vendem muito, os chamados bestsellers. Quando um livro vende muito em um país de não leitores, a probabilidade dele ser construído com marketing puro é muito muito grande. Isso também depende da área de interesse do leitor, mas de modo geral essa regra vale para praticamente tudo aquilo que eu me interesso em ler.

Eu estava lendo um texto no XML.com chamado “Googling for XML” que me chamou muito atenção ao livro Google Hacks. Até então eu achava que era um livro marketeiro ensinando leigos a fazer buscas no Google. Me enganei. Li o livro e achei fantástico!

O texto do XML.com dá alguns macetes interessantes sobre como efetuar buscas por extensões como .xml .rdf .pdf apenas usando o operador filetype:extensão do arquivo. Mas o livro disseca anatômicamente o mecanismo de busca do Google e te mostra várias maneiras de filtrar suas buscas e torná-las o mais eficiente possível, te retornando resultados que realmente sejam relevantes usando dezenas de operadores.

Alguns operados que eu achei interessante (nem adiante me escrever pedindo para revelar mais) além do filetype: são allintitle: (toda a query que estiver no title), phonebook:(números de telefone), inurl: (query que esteja na URL), location: (localização de um texto ou notícia) e vários outros, explicados um a um.

Várias pessoas já me escreveram pedindo pra eu indicar livros relacionados a web standards e os que eu achei mais interessantes eu montei uma lista na lateral deste site e os separei por idioma. Eu sei que Google Hacks não esta relacionado com padrões web mas é um grande livro que eu indico! O livro é em inglês (bem básico onde até quem não sabe muito bem consegue pegar o que interessa) e está disponível para venda no Submarino.