Experiência de usuário com o Dell Inspiron 1545

A experiência do consumidor como usuário de uma marca não começa só quando você está com o produto em mãos. Ela começa desde a busca pelo que você precisa, passando pela compra, entrega, relacionamento com a empresa e o uso do produto. Faz tempos que eu queria voltar a escrever este tipo de texto narrando minha experiência de usuário com algum produto. Esta é a minha experiência de usuário com o notebook Dell Inspiron 1545.

Adeus HP Pavillion

Notebook HP Pavillion Meu notebook HP Pavillion foi pro saco, literalmente. Isso aconteceu com uma galera aqui na Webroom, cerca de 6 notebooks HP Pavillion foram pro saco em 1 ano. Eu precisava então de uma máquina pro dia à dia, máquina pra trabalho e não diversão, jogos, etc. Ou seja, máquina com configuração mediana e com custo mais enxuto possível. Dell foi minha primeira opção. Pensei na HP mas devido a experiência de usuário que tive com eles, já era. Perderam um cliente de notebooks pra vida inteira. Só conseguiriam reverter me dando uma máquina de graça e deixar rolar 3 anos pra ver se ela não pifa. Os notebooks da série Pavillion são lindos, fantásticos, belos, usabilidade boa, mas queimam. Isso é tudo que quero falar.

Processo de compra

Voltando a Dell, o processo de compra de um notebook pelo site deles é fantástica. Simples, rápida e direta. O preço não é o melhor, mas o custo benefício depois de uma pesquisa rápida por ai, achei o melhor. O fato de trabalhar em uma empresa cheio de nerds, com um monte de cara que testa de tudo e consome todo tipo de tecnologia, me dá uma experiência boa e uma base pra avaliar, e no geral os notebooks da Dell estão se transformando em uma boa opção com custo médio e estabilidade. Uma experiência interessante com a Dell foi a entrega (foi previsto em 18 dias úteis e chegou em 7 dias corridos), que ocorre sempre antes do prazo fornecido. Podia ser ainda menor mas eles são expertos, ao construir uma experiência de usuário que te faz pensar que você foi beneficiado com uma entrega muito antes do previsto. Não posso reclamar, mas seria mais foda ainda se tivessem entregado em 3 dias.

Dell Inspiron 1545

Pra começar, a única coisa que eu acho bonito neste notebook é a tampa dele. Mas se algum fabricante não conseguir fazer uma tampa bonita, pode mudar de ramo e ir fabricar cadarço de tênis. No geral eu acho a maioria dos notebooks feios, com exceção dos Apples e da série Pavillion da HP que são realmente bem feitos e bonitos. O resto é carcaça e não foi diferente com os notebooks Dell da série Inspiron. E eu até acho ele bonitinho, mais está longe de ser belo. Preocupe-se com o que está por dentro que você vai ser mais feliz. A Dell também tem coisa mais bonita, como os notebooks das séries Alienware e Adamo. Mas para o meu objetivo, 7.000 pratas estava muito acima do que eu precisava. Quem sabe a Dell não me dá um de presente pra mudar minha imagem dos produtos deles?

Dell Inspiron 1545 O notebook em questão é o Dell Inspiron 1545, com processador Intel Core2 Duo, 2.4 GHz, 3MB L2 cache, 1066 MHz, memória RAM de 3GB DDR2 800MHz, LCD WLED WXGA (Tela True Life de 1366×768 pixels) de 15.6 polegadas, HD SATA de 320GB (5400RPM), gravador de DVD/CD padrão (8x), bateria de 9 células e veio com o Windows Vista Home Basic, o qual farei questão de não usar e não deixar ninguém usar também. Uma máquina bem legal né? Eu gostei!

Performance

Posso dizer que a bateria Dell Inspiron 1545 é realmente muito boa. Ela durou 6 horas com a primeira carga e está aguentou muito bem nos dias seguintes. E a performance dessa máquina rodando o Windows 7 Ultimate foi igualmente muito boa. Eu testei o Windows XP, Vista Home (que veio com ele) e o Windows 7 Ultimate e sem dúvida a última opção demonstrou uma performance muito melhor que as outras duas.

Uma coisa chata nessa compra do Inspiron é que essa versão não tinha a opção do controle remoto (muito usado em apresentações nas empresas) e não veio com fones de ouvido, como eu já vi na compra de outros equipamentos. Fiquei sem saber porque, até mesmo pelo fato que o espaço para o controle veio com uma “tampinha” no lugar.

Problemas

Eu vi dois problemas de usabilidade no Dell Inspiron 1545. A primeira delas é sobre 2 portas USB que ficam uma sobre a outra como pode ver na foto abaixo!

Dell Inspiron 1545

Esse problema da USB é horrível e eu sempre quis escrever sobre isso. Eu trabalho em uma empresa com mais de 60 pessoas onde cada um tem um modelo diferente de pen drive, e na maioria das vezes, eu não consigo usar as duas portas USB ao mesmo tempo. Se a pen drive ou dispositivo USB não for muito fino (como o carregador do iPhone é), é impossível usar as duas portas ao mesmo tempo.

O segundo problema é que não existe um dispositivo luminoso que te informe quando o Caps Lock está ou não ativado! Yeap! Veja abaixo:

Dell Inspiron sem indicador se o caps lock etsá ou não ativado!

Já cometi vários enganos tentando logar em lugares onde o browser armazenou meu nome de usuário e eu só precisava digitar a senha pra logar. A consequência foi a quantidade de vezes que o sistema acusava que a senha estava errada. O fato era que o Caps Lock estava ativado e eu não sabia. Se observar nos Macs por exemplo, há uma luz no próprio botão que indica quando ele está ativado ou não. Nos HPs pavillion, existe no painel de funções. Nos notebooks da Dell da série Inspiron isso simplesmente não existe. Problema de design, culpem os engenheiros da Dell.

Considerações finais

Se precisa de uma máquina pra trabalho, que não é fraca e que não é para diversão, onde você precisa de performance na medida para seu trabalho, as máquinas Inspiron da Dell vão te atender bem, apesar dos problemas de design. Fiquei sentido por não terem me dado a opção de adicionar um controle remoto e de não ter vindo com fones de ouvido, fica para a próxima. Se tiver um Dell Inspiron, conte aí nos comentários o que você está achando!