Estatísticas #3 – Alexaholic. O Alexa turbinado

[Atualização 05/08/2010: O serviço foi descontinuado e incorporado ao Alexa. A funcionalidade descrita neste artigo não está mais disponível]

Das coisas que eu encontro na web e que mais me divertem estão relacionadas a estatísticas. Principalmente as estatísticas do meu site vindas do Google Analytics. A Alexa é uma empresa da Amazon que funciona como um buscador da web e também permite que você tenha acesso as estatísticas de qualquer site já indexado por eles com um mínimo de 10 mil visitantes por mês geralmente. Ou seja, se seu site tem poucos visitantes, é provável que eles não tenham indexado você. A Alexa inclusive relaciona suas estatísticas com outros sites e te informa que as pessoas que te visitam também visitam o site x ou y.

Sempre achei interessante poder acompanhar as estatísticas do meu site pelo Alexa e agora

eles lançaram surgiu o Alexaholic que te permite comparar o tráfego de até 5 sites ao mesmo tempo. Mesmo não sendo parte do Alexa, o Alexaholic apenas se aproveita dos gráficos fornecidos pelo Alexa. Basta você entrar com o endereço de até 5 domínios (sem a barra no final) e clicar em Show Trafic Graphs. A pandora foi aberta. Viva a estatística livre!

O que eu acho interessante em um fato assim é que nem as estatísticas do seu próprio site são um segredo somente seu. Qualquer um pode saber o quanto você é ou não popular na web, saber seu tráfego mensal e ainda pode comparar facilmente sua popularidade com os concorrentes e saber se algum site vive de marketing falso ou de tráfego real. O que nos resta é aprender a ganhar com isso. A privacidade já é uma coisa tão século XX mesmo.

Veja abaixo algumas estatísitcas curiosas que eu montei:

  • WordPress vs MovableType
  • Appple vs Microsoft
  • Google vs Yahoo
  • WordPress vs Drupal

Se achar alguma estatística curiosa, poste aqui nos comentários. Lembre-se que eu (o BigBrother) estou vigiando cada comentário do site!

.