Dicas de como montar um blog – Parte 2 – Leia outros blogs: Acompanhe pelo Bloglines

Agora que você já tem conhecimento de vários conceitos do mundo dos blogs, a dica mais importante é: leia vários blogs. Nem todo mundo que quer começar um blog realmente lê blogs. Que vergonha, precisamos corrigir isso! O fato de acompanhar diferentes blogs de assuntos diferentes te dará uma noção de cotidiano daqueles autores. É como um “estudo de mercado” para você sentir como os outros blogs se comportam no dia à dia, frequencia de publicação, quantas vezes os autores fogem dos temas principais, etc.

O importante neste ponto não é que você deverá seguir a rotina exata dos blogs que você admira, o importante será seu aprendizado de campo, observando o comportamento dos diversos blogueiros até que você se identifique com alguém ou com vários aspectos de vários autores. Essa observação traz uma maturidade muito mais rápido para o aspirante a blogueiro do que simplesmente começar a blogar sem nenhuma experiência de observação. Por isso, leia muitos blogs.

Agora, onde o bloglines entra nessa história?

Não vou reiventar a roda, por isso leia este texto sobre o que são feeds para entender melhor porque você precisa de um agregador como o Bloglines. O Bloglines é gratuito e você pode criar uma conta aqui, em português.

Pense que quando você passou a usar e-mail, você frequentemente tem que acessar sua conta de e-mail na internet para… ler e-mails! Agora, como aspirante a blogueiro, você terá mais uma tarefa: entrar todos os dias na sua conta do Bloglines, logar, e ler seus feeds.

A importância de um agregador na web, ao invés de um agregador desktop (aquele que você instala no computador) é que quando precisar formatar sua máquina, ou se roubarem seu notebook, ou seu smartphone, você não ficará sem seus feeds. De qualquer computador com internet você terá acesso a eles.

Até a próxima!