Configurando encodings em ferramentas de desenvolvimento

Em um dos projetos em que eu estava trabalhando, percebi que todos os passos para declarar o encoding do projeto, havia sido cuidadosamente checado e não havia erros. No entando, certos trechos de conteúdos dentro de determinado include, estavam sendo exibidos pelo browser incorretamente. Se “não havia erros”, o que estava saindo errado na minha receita?

O problema é que cada ferramente de desenvolvimento tem uma forma particular de savar seus documentos. Desde o Altova XML Spy até o Macromedia Dreamweaver, possuem uma forma de tratar encodings o que deve ser atenciosamente observado. Você deve sempre verificar a configuração da sua ferramente de desenvolvimento, e se certificar de qual encoding está sendo utilizado no momento em que você salva seus documentos. Na prática, mesmo usando content negotiation e declarando o encoding no documento corretamente, erros de renderização podem acontecer se um documento não for salvo corretamente.

A W3C possuiu um documento chamado “Setting encoding in web authoring applications” que dá a solução para algumas ferramentas conhecidas. É sempre importante verificar passo à passo se você configurou o encoding do seu site corretamente além de saber qual a configuração que seu software de desenvolvimento possuiu e com qual encoding ele salva seus documentos. Seguindo estes passos não há erros.