Compartilhando seus feeds e blogroll com OPML

OPML logo Compartilhar é o sobrenome da web (alguns dizem que é "2.0" () o sobrenome mais adequado, mas eu chamo de "compartilhar"). E nada melhor do que OPML para compartilhar suas fontes e blogroll. Muitos sites colocam uma área reservada para o "blogroll", ou seja, aquela lista de links recomendadas pelo autor do site como uma forma de indicar suas referências pessoais. Diga-me quem linkas que te direi quem és! Com OPML você pode indicar todas (e nada menos que isso) as suas referências pessoais através de um único arquivo de OPML. Assim podemos mudar o foco para "Diga-me quem assinas que te direi quem és"!

Eu coloquei um iconezinho do OPML Icon Project na lateral do meu site apontando pro meu OPML pessoal e sempre que houver atualizações eu atualizo minha lista aqui. Se você não sabe nem o que é feeds, eu aconselho ler este texto antes de continuar. Vamos ao que interessa!

O que é OPML?

OPML (Outline Processor Markup Language) é um arquivo padrão escrito em XML para compartilhar listas de feeds e é a melhor forma de fazer backup da sua lista caso seu agregador local (ou até mesmo seu agregador online) bata as botas de repente. Possui uma markup comum de XML só que com algumas tags e atributos padronizados. Você pode usar este arquivo de OPML tanto para fazer um backup do seus feeds quanto compartilhar suas referências na web.

Como gerar o meu próprio OPML?

Você pode construir um na mão mesmo seguindo as especificações do OPML 1.0 , ou pegando um arquivo já pronto como exemplo e ir adicionando na mão os endereços de feed que você quer compartilhar. Outra forma (a que eu recomendo) é fazer o seu agregador de feed exportar sua lista automaticamente. No Bloglines basta ir em "export subscriptions" que ele gera um arquivo OPML na hora pra você. Se o seu agregador não dá suporte a OPML e nem tem a opção de gerar um pra você, sorry, mas você precisa trocar de agregador de feed.

Qual o jeito mais fácil de ler um OPML?

Há duas extensões para o Firefox interessantes. O OPML Support que permite você exportar seus live bookmarks facilmente e o meu preferido que é o OPML Reader. Este último quando instalado, adiciona um ícone pequeno do OMPL no canto inferior direito do seu browser. Se estiver navegando e ele encontrar um link corretamente apontando para um OPML, o ícone fica azul e permite com que você veja todos os feeds do autor do site no próprio Firefox, sem ter que importar pra um agregador pra depois ver. Seu trabalho é apenas dar um clique que ele abre uma nova aba com o agregador Grazr (o serviço foi descontinuado) sem precisar instalar nada além da própria extension.

Uma outra forma de abrir um arquivo OPML de forma mais amigável é utilizar o OPML 2 HTML via JS, que trata-se de um parser em JavaScript que converte na hora a relação de links de um OPML gerando um HTML pra facilitar sua navegação nos links. Basta você copiar e colar o OPML na textarea e clicar em "parse".

Como faço para compartilhar meu OPML da melhor forma na web?

A forma de linkar seu OPML no seu site é adicionando a tag  <link> no <head> do seu site da seguinte maneira:


<link rel="outline" type="text/xml+opml"
  title="Henrique C Pereira feeds"
  href="http://www.revolucao.etc.br/henrique_pereira_feeds.opml" />

Não encontrei nenhuma especificação formal sobre isso, apenas um monte de caras utilizando assim e fazendo testes com o OPML Reader. Na verdade, o OPML Reader só reconhece arquivos de OPML que foram linkados no <head> do site. A maioria das pessoas que aderiram a campanha "Feed Zero" não linkaram corretamente seus arquivos .opml e dessa forma o OPML Reader não consegue encontrar os arquivos compartilhados. Seria muito muito útil se todos fizessem esse upgrade. Mas além de linkar dessa forma, é interessante colocar um ícone em algum lugar no seu site apontando diretamente para seu arquivo OPML para facilitar a vida dos usuários mais comuns. Se quiser baixar ícones de OPML em vários formatos para compartilhar no seu site, o OMPL Icon Project fornece gratuitamente ícones em vários formatos de arquivo (png, eps, ai etc). Enjoy!

UPDATE

Se você compartilha no seu site um arquivo de OPML linkando <head> de forma que eu consiga ler no meu Firefox com o OPML Reader, me envie um link que eu atualizo esta lista aqui! Mais alguém que eu esqueci? Comente ou mande um e-mail que eu atualizo o post.

  • Tecnocracia
  • Japs
  • ZeroSeis
  • Tableless
  • fechaTag
  • Porão da taberna (conteúdo não está mais disponível)
  • Rafael Oliveira (conteúdo não está mais disponível)
  • Cledisson
  • Aldemir Silva Weblog (conteúdo não está mais disponível)