Como foi o Google Search Masters 2008?

Google Search Masters 2008 Ainda estou em São Paulo e ontem foi o primeiro Google Search Masters 2008 organizado pelos “caras” e com presença de gente de Montain View. Avaliando o contexto geral, e considerando que o evento foi direcionado para webmasters, não foi o que eu esperava. Mas valeu ter vindo.

A organização foi excelente, comida, coffee breakes e até a música estava legal. Achei que teria tomada para todo mundo ficar com laptops no colo mas acho que isso iria acabar atrapalhando (tinha 500 pessoas no evento). Ou seja, ainda bem que não tinha tomadas. Como as palestras eram em inglês, havia tradução simultânea para quem não dominava a língua do Tio Sam.

Já o nível dos participantes decepcionou muito, mais que o evento em si. A maioria que se dava o trabalho de fazer perguntas pareciam novatos. Perguntas sem noção, fora de contexto, perguntas repetidas, uma logo após a outra sobre o mesmo assunto e que requeriam a mesma resposta, foram feitas pelos participantes. O fato é que, quem entende mesmo de SEO e conhece bem as ferramentas para Webmasters do Google não teria muito o que perguntar. Poucas perguntas inteligentes foram feitas para os palestrantes em contextos realmente relevantes. Mas a grande maioria era newbie.

E como eu acho que em um evento segmentado como este, o público é tão importante quanto os palestrantes, os novatos poderiam pelo menos ter lido as diretrizes para webmasters antes de ir ao evento, evitando perguntas óbvias. Quer um exemplo de uma pergunta newbie? Teve uma pessoa que perguntou para um dos engenheiros do Google o que ele achava de sites com tabelas e a qualidade de indexação destes sites (sic)!

Tirando a troca de espectativas, foi legal rever muitos amigos e conhecer outras pessoas. As palestras no geral foram legais (sem muita novidade, mas boas), principalmente a do Adam Lasnik que se comunica muito bem. Na próxima eu espero que o Google segmente melhor com um processo seletivo incluindo prova e tudo. Ou então fazer dezenas de eventos evangelistas para os novatos, seria melhor ainda.

Quem mais escreveu sobre o evento?